Adolfo Brito: “A retomada do estado será muito mais rápida que a gente esperava”

-

O presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP), esteve em Venâncio Aires na quinta-feira, 10, especialmente para participar de mais uma edição do projeto Gente & Negócios 2024. O evento na AABB, promovido por Folha do Mate e Terra FM, teve como tema ‘Água: desafios de reservação e irrigação para as propriedades rurais’, assunto que também é a bandeira da gestão dele na presidência da AL com os encontros do RS Sustentável – Cada Gota Conta: Reservação de Água, Irrigação e Piscicultura.

Na quinta, a reportagem aproveitou para conversar com deputado sobre questões relacionados ao desenvolvimento econômico no Rio Grande do Sul, que viveu em 2024 a maior catástrofe climática da história, com as enchentes de maio. Para Brito, são necessárias obras de infraestrutura para viabilizar aos municípios oportunidades de voltar a produzir. “Aos poucos estamos nos encaminhando para buscar a solução que o estado requer. Pensamos que a retomada será muito mais rápida que gente esperava. Muitos esperavam de 3 a 4 anos, mas acredito que bem antes o estado estará novamente produzindo, gerando emprego e renda. Estamos convictos que isso vai acontecer.”

O deputado entende que “a agricultura está num bom caminho, respondendo com normalidade e a Assembleia tem sido parceira.” Ele observou ainda que estão sendo feitos contatos em Brasília, com as bancadas e senadores, para buscar recursos. “Produtores que ainda não conseguiram renegociar dívidas, estão por receber recursos para implementar lavouras.”

Adolfo Brito destaca parceria com o Executivo

Adolfo Brito destacou que a Assembleia Legislativa tem sido parceira do Executivo gaúcho, do Tribunal de Justiça e Ministério Público, no sentido de ajudar a viabilizar a ampla recuperação do estado. “Tanto que, durante o mês de maio, votamos todos os projetos que o governo enviou para a Assembleia com até 72 horas. Isso para fazer com que pudesse dar condições ao Estado de fechar convênios, participar com União na busca de recursos e posteriormente votamos um projeto criando a Secretaria de Reconstrução Gaúcha, com urgência necessária.”

O deputado referenciou ainda a criação de uma comissão interna na AL, com as lideranças de cada bancada, para que possam sugerir alguma legislação ou indicação ao Executivo.

Desempenho do PP nas Eleições 2024

O presidente da Assembleia, que é do PP, avaliou o desempenho do Progressistas nas Eleições Municipais. Praticamente 1/3 dos municípios gaúchos serão comendados por prefeitos do partido a partir de 2025. Para Adolfo Brito, os 164 prefeitos do PP eleitos representam a responsabilidade que o partido tem com as comunidades.

“No interior, somos um partido muito forte, as pessoas conhecem o trabalho feito pelo PP. Também temos trazido as mulheres para a política, o que é importante, porque hoje 52% do eleitorado gaúcho são mulheres. Esperamos que o PP continue correspondendo, apresentado projetos importantes, não só na Assembleia, mas no Governo Federal, que é onde irradia a política para estados e municípios.”



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido