Ainda que tenha sido anunciada pelo Governo do Estado na semana da histórica enchente do rio Taquari, no início de setembro, a isenção da conta de água do mês de setembro segue alvo de debates entre a Prefeitura de Venâncio Aires e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea). Na última semana, uma nova reunião encaminhou a forma como o desconto será realizado e, também, quem serão os beneficiados na região de Vila Mariante e de Vila Estância Nova.
Segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a Administração, junto com a Corsan/Aegea, está finalizando o levantamento de isenções da tarifa referente ao mês de setembro. Contudo, ainda não foi decidido se a tarifa será desconsiderada ou haverá desconto para uma próxima conta.
Sem novidades
Por outro lado, o valor de R$ 800 para cada habitante atingido pela enchente, prometido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em visita a Lajeado na semana após a cheia, ainda aguarda novidades. Deizimara afirma que a Prefeitura espera um posicionamento oficial do Governo Federal e que não há normativas para se guiar. “Diversos municípios estão com dificuldades para receber esse valor”, destaca.