Afubra realiza Noite de Campo sobre a cultura da soja na próxima sexta-feira

-

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) de Venâncio Aires promove na próxima sexta-feira, 23, a Noite de Campo sobre a cultura da soja. Pela primeira vez, o evento será realizado à noite, a partir das 19h, a exemplo de como foi feito na Noite de Campo do milho, no mês passado. A atividade é realizada na propriedade de José Armindo da Rosa e do filho João Vanderlei da Rosa, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, próximo ao pórtico de entrada de Venâncio Aires.

Segundo o gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, a realização dos eventos à noite é uma tendência para oportunizar uma melhor experiência aos participantes, por se tratar de uma época de calor. “Dessa forma, os produtores podem acompanhar com tranquilidade o circuito de cerca de uma hora e meia, duas horas, para passar por todas as estações”, salienta. Maracci afirma que o aproveitamento dos produtores foi muito proveitoso no evento sobre a cultura do milho, o primeiro no formato noturno. “Recebemos só comentários positivos”, diz.

A Noite de Campo da cultura da soja vai contar com 14 estações, entre empresas que vão apresentar cultivares de soja totalmente adaptadas à região de Venâncio Aires, com foco em adubação folhear, adjuvantes, manejo de pragas e controle de ervas daninhas.

Esta é a terceira edição do evento sobre soja e também já foram promovidas quatro sobre o milho. Todas ocorrem na propriedade da família Rosa. “É uma propriedade central, com facilidade de acesso. É uma parceria consolidada com a família, são grandes parceiros nossos”, acrescenta Maracci. A entrada para o evento é gratuita e aberta à comunidade.

Crescimento da produção em Venâncio

O chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, Vicente Fin, afirma que a área de soja tem crescido um pouco a cada ano em Venâncio Aires. Nesta safra, a expectativa é de 6,650 mil hectares de produção. “Mas a gente sabe que pode até ter alguma coisa a mais, devido ao pessoal ter plantado safrinha”, observa.

A projeção é de 3,6 mil quilos por hectare. Atualmente, cerca de 200 famílias estão envolvidas na produção de soja no município, de produções menores às maiores, chegando a 600 hectares de área plantada. Os maiores produtores são Paulo e Rodrigo Herrmann, Fernando Lanus e Elton Frey, entre outros.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido