Após o lançamento do ‘Caderno de Receitas – Receitas das Escolas Municipais de Venâncio Aires”, na manhã de sexta-feira, 21, durante treinamento no plenário da Câmara de Vereadores, 72 agentes escolares da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação com a Emater/RS-Ascar, no interior de Venâncio Aires. As atividades fizeram parte do o XIII Fórum Internacional e XVII Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires.
Divididos em dois grupos, os agentes escolares visitaram duas agroindústrias que fornecem produtos ao Programa Nacional Alimentação Escolar (Pnae): a Agroindústria de Panificados Caseiros Ledi Maggioni, em Linha Arroio Grande, e Laticínios da Família Kessler, em Linha Harmonia da Costa.
Segundo a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, o objetivo foi aproximar os responsáveis pela manipulação dos alimentos nas escolas da origem dos produtos, compreendendo dessa forma, todo o processo de produção das agroindústrias e o envolvimento das famílias rurais. No espaço do Café Colonial junto à Agroindústria de Panificados de Ledi Maggioni, os profissionais puderam degustar um lanche sem açúcar e sem glúten. “Acreditamos que as visitas nas propriedades foram significativamente importantes para que os agentes escolares conhecessem de forma direta alimentos produzidos em cadeias curtas de fornecimento, o que consequentemente, resulta em uma merenda mais saudável e com qualidade”, destaca Viviane. Além dela, os extensionistas rurais da Emater, Diego Barden dos Santos e Djeimi Janisch, acompanharam os agentes escolares nas visitas às agroindústrias.
Caderno de Receitas
• Vinte receitas selecionadas pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, Josiane Pereira Pacheco e Luana Ferreira Gomes, compõem o ‘Caderno de Receitas – Receitas das Escolas Municipais de Venâncio Aires/RS’, lançado na sexta-feira e entregue às escolas. Ele é resultado de uma capacitação realizada em julho do ano passado sobre receitas saudáveis para serem integradas às refeições escolares.
• A ação tem o objetivo de contribuir para a redução do peso e promoção da saúde dos alunos. Um avaliação antropométrica (peso/estatura) realizada no ano passado mostrou que 37% dos estudantes do Ensino Fundamental estavam com excesso de peso.