Mamãe Aline e a técnica em Enfermagem, Andrea Veiga: incentivo à amamentação é realizado durante a gestação (Foto: Júlia Brandenburg)
Mamãe Aline e a técnica em Enfermagem, Andrea Veiga: incentivo à amamentação é realizado durante a gestação (Foto: Júlia Brandenburg)

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado. O período é dedicado à promoção e ao incentivo do aleitamento materno, prática considerada o padrão ouro para o início da vida. Mais do que nutrir, amamentar fortalece o vínculo entre mãe e bebê e oferece proteção à saúde de ambos. Ao encontro disso, profissionais de saúde reforçam a importância de oferecer informação e apoio às famílias, garantindo que cada mãe se sinta acolhida e confiante nesse processo.

No Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai) de Venâncio Aires, localizado no bairro Cruzeiro, a equipe de saúde participa da campanha e reforça os cuidados necessários. A técnica em enfermagem Andrea Veiga explica que esses cuidados começam antes mesmo do nascimento. “É importante que, ainda na gestação, as mães recebam orientações sobre a pega correta e o preparo emocional. Com isso, oferecemos atendimento no Cemai para auxiliar elas nesse período de novas descobertas, principalmente as que passam pela experiência pela primeira vez. Nosso objetivo é que elas se sintam seguras, empoderadas e preparadas para alimentar seus filhos”, destaca.

Para a mamãe de primeira viagem Aline Luiza Brandt, que realiza consultas de pré-natal no Cemai, a expectativa aumenta na reta final da gestação, à espera da Lavínia, que deve nascer no início do próximo mês. Moradora de Linha Sapé, no interior do município, e formada em técnico em Enfermagem, Aline comenta sobre a importância do aleitamento materno. “Minha expectativa é ter leite para amamentar, pois ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, especialmente nos primeiros meses de vida”, afirma.

ALIMENTO MAIS COMPLETO

O médico pediatra Vilson Gauer, que atua no Cemai de segunda a quinta-feira, explica que o leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber nos começo da vida. Ele tem a nutrição ideal e fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável, também fornece anticorpos que protegem o bebê contra diversas doenças. “Estudos mostram que a amamentação auxilia no desenvolvimento do cérebro e da inteligência do bebê e também possibilita menor risco de desenvolver alergias, infecções respiratórias, diarreia, obesidade, diabetes e outras doenças”, cita.

Pediatra Vilson Gauer (Foto: Júlia Brandenburg)

Gauer ressalta a orientação de que o aleitamento materno seja exclusivo até o 6º mês de vida do bebê. “O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que o bebê receba apenas leite materno durante os primeiros seis meses. Após esse período, a amamentação pode ter a introdução de alimentos complementares”, explica.

Rede de apoio pelo WhatsApp

O Cemai disponibiliza uma rede de apoio pelo número de WhatsApp (51) 99569-3015 para auxiliar as mães que possuem dúvidas e aflições de amamentação e demais assuntos da maternidade

“O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Ele fortalece a imunidade, auxilia no desenvolvimento cerebral, além de criar um vínculo especial entre mãe e filho.”

VILSON GAUER

Pediatra

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos