Ação online busca arrecadar recursos que serão destinados ao tratamento médico e às necessidades básicas durante a reabilitação
(Foto: Arquivo Pessoal)
Ação online busca arrecadar recursos que serão destinados ao tratamento médico e às necessidades básicas durante a reabilitação (Foto: Arquivo Pessoal)

A família do agricultor Ricardo Gonçalves da Silva, de 46 anos, que reside em Travessão Mariante, no interior de Venâncio Aires, promove uma ação entre amigos para o tratamento de problemas no canal da bile e no pâncreas. A ação é online e busca arrecadar recursos que serão destinados ao tratamento médico e às necessidades básicas durante a reabilitação. O auxílio é pelo site Rifei.

O agricultor foi diagnosticado com cálculos biliares que acabaram trazendo sérias complicações na vesícula, no canal da bile e no pâncreas. Devido à urgência da situação e para garantir um tratamento mais rápido e eficaz, a família optou pelo atendimento particular. Nesse processo, Ricardo precisará passar por procedimentos complexos, incluindo CPREs (exame que combina endoscopia e raios-x) para a colocação de próteses no canal da bile, além de outros cuidados essenciais para recuperação.

Família é produtora de tabaco no interior de Venâncio Aires (Foto: Arquivo FM)

Segundo o filho Henrique, de 26 anos, Ricardo tinha diagnóstico de pedra na vesícula e, após exames e novas dores, foi encaminhado para cirurgia urgente. “Foi quando descobriram problemas no fígado, que poderia ter parado em três dias, e também no rim. Ele passou vários dias no hospital. Depois, fez uma nova CPRE, que identificou pancreatite crônica”, explica.

Para o tratamento, em três meses é necessário decidir entre uma cirurgia de alto risco ou uma nova prótese de metal no canal da bile, sem risco de vida. Os valores para o tratamento devem ultrapassar os R$ 30 mil.

Ajuda na safra

Produtora de tabaco, a família ainda se recupera das três enchentes do Rio Taquari em 2023 e 2024 e plantou aproximadamente 100 mil pés nesta safra. No entanto, Henrique destaca que, dias antes do início do processo, o pai passou mal e ficou alguns dias internado. Foi quando parentes, amigos e vizinhos passaram a perguntar sobre a necessidade de ajuda na propriedade. “Organizei um fim de semana e muitos vieram ajudar. O pai ficou bem emocionado. Sabíamos que viria um pessoal, mas não tanta gente para ajudar”, comemora o jovem. Para encerrar a plantação, foi realizada uma galinhada em forma de agradecimento.

Vizinhos, amigos e parentes ajudaram na safra deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.