Além dos venâncio-airenses que residem em regiões atingidas pela enchente na cidade, os agricultores e moradores do interior que foram afetados, também podem realizar o cadastro no Auxilio Reconstrução para receberam o benefício de R$ 5,1 mil anunciados pelo Governo Federal.
A primeira etapa é a inscrição no programa por meio do site da Prefeitura no endereço. Até o momento, das 4.495 famílias cadastradas no Sistema Municipal para receber o recurso, 1.934 famílias são moradoras da zona rural. Além disso, 69 cadastros estão em fase de digitação e 302 foram cancelados.
O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e, também, no CadÚnico, basta ter sido atingido pela enchente a ponto de sair de casa de forma temporária ou permanente. É importante ressaltar que, após preencher os dados, é preciso clicar em concluir para o cadastro estar apto no sistema. O município cadastrou todas as regiões e endereços que têm direito ao recurso.
A pessoa indicada como responsável familiar deve baixar o aplicativo e acessar o Gov.br, sistema do Governo Federal, para confirmar os dados enviados pela Prefeitura e seu pedido de auxílio. Quem já possui conta na Caixa Federal receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.
“O Governo Federal lançou essa modalidade de auxílio para todos os atingidos. Não tem restrição de renda e nem de famílias, podem ser da cidade ou do interior. Então, todas as famílias que foram atingidas pela enchente podem procurar na Secretaria que vamos dar todo suporte para cadastramento para conseguir o recebimento do recurso ofertados pelo Governo Federal”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden.
Perdão de dívidas encerra dia 30
Vale destacar ainda que agricultores atingidos pela enchente podem solicitar a remissão dos valores dos serviços de horas-máquina, do Programa Troca-Troca de Milho, vencidas ou a vencer no exercício de 2024, e do Programa Rotativo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Promagro). O prazo para requerer os benefícios municipais encerram dia 30 de junho.
Para quem tiver dúvidas ou precisa de ajuda para a realização do cadastro no Auxílio Reconstrução e solicitação nos programas podem se dirigir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural que fica localizada na rua Tiradentes, número 959 e atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min. O telefone para contato e esclarecimentos de dúvidas é o (51) 2183-0668.
Fonte: AI Prefeitura