Agricultores atingidos pela seca definem mobilização no estado

-

Os agricultores familiares gaúchos farão mobilização no próximo dia 17 em 14 regiões do estado afetadas pela seca, que já causa perdas irreversíveis na produção de soja, milho e pecuária, especialmente nas regiões Missões, Noroeste e Central. A decisão foi tomada em reunião convocada pela Fetag nesta quinta-feira, 30, em Ijuí. Muitos municípios já decretaram situação de emergência.

Representando a Assembleia Legislativa no encontro, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, deputado Elton Weber (PSB), levará aos governos estadual e federal a pauta estabelecida nesta reunião, que reivindica em especial uma securitização das dívidas dos agricultores e um bônus para pagamento das operações contratadas.

O segmento também cobra a revisão de mudanças no Proagro que excluíram grande parte dos agricultores na última safra e já comprometem o Pronaf no estado. Entre os itens estão acionamento que limita a contratação do seguro, percentuais de indenização e custo do seguro. “Ou mudamos as regras atuais ou aprofundaremos o êxodo rural, além de comprometermos a condição econômica das famílias e dos municípios em diversas regiões”, reforçou o deputado.

Weber antecipou que nesta sexta-feira, juntamente com a Fetag-RS, estará reunido com a Defesa Civil, em Porto Alegre, para esclarecer os critérios para pedidos de situação de emergência. Segundo o parlamentar, é preciso a divulgação do checklist pois estão correndo equívocos nas informações repassadas nos municípios. O encontro ocorre a partir das 14h.

Fonte: AI deputado Elton Weber



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido