Produtores rurais de Mato Leitão realizam um ato em prol do Movimento SOS Agro RS, nesta quinta-feira, 8. A pauta é a mesma da mobilização realizada pelo setor em Venâncio Aires, que também reuniu agricultores de municípios da região, como Vale Verde e Passo do Sobrado. Na Cidade das Orquídeas, o protesto ocorre em Boa Esperança e reúne cerca de 15 tratores e uma colheitadeira.
A principal reivindicação é estancar o endividamento bancário acumulado pelos agricultores gaúchos nos últimos quatro anos devido às extremidades climáticas, o que inclui, portanto, chuvas, enchentes e as estiagens.
‘Tratoraço’ em Porto Alegre
Nesta quinta-feira, vários produtores rurais de todo o estado se reúnem em Porto Alegre, onde promovem um ‘tratoraço’. Também está na agenda um encontro com autoridades, como deputados estaduais e o governador Eduardo Leite. O chefe do executivo estadual, inclusive, já realizou uma manifestação sobre o tema.
“Essa medida provisória que foi publicada pelo Governo [Federal] não endereça todas as soluções, não atende às necessidades que estão sendo expressas aqui, e sequer ainda foi regulamentada. Está muito demorado, muito burocratizado. E é isso que eles estão clamando: atenção e resposta para essas demandas”, disse.