Está oficialmente finalizada a campanha ‘Venâncio Cresceu e nós Podemos Provar’, promovida pela Administração Municipal, que tinha como meta encontrar moradores que ainda não haviam sido recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico de 2022. Os resultados apontam para 2.526 pessoas a mais do que a prévia inicial apresentada pelo IBGE, que era de 68.444. Os novos números apontam para 70.970 habitantes – dado extraoficial, não confirmado pelo IBGE.
Ainda assim, mesmo com a confirmação destes dados, a Capital Nacional do Chimarrão ainda fica abaixo dos 71.317 habitantes, o número ‘mágico’ para manter o coeficiente de 2,6 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e não perder, anualmente, cerca de R$ 4,5 milhões. Faltaram 347 pessoas, mas a procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, diz que serão exigidos do IBGE os endereços dos imóveis considerados desocupados. “Vamos tentar administrativamente, mas se não fornecerem os documentos, vamos ajuizar. O prazo pode ter encerrado para eles [IBGE], mas não para nós”, comenta.
Segundo o coordenador da agência do IBGE de Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, o banco de dados do Censo foi fechado no dia 25 de maio e os primeiros resultados serão divulgados no dia 28 de junho. Ele diz que todos os 14 municípios da região tiveram os números finalizados no dia 26 de maio. Sobre o cruzamento de dados entre o Censo e a campanha da Prefeitura, Braga informa que todas as listas foram tratadas nome por nome. “Mas não estamos autorizados a qualquer divulgação antes do dia 28 de junho”, destaca.