O deputado Airton Artus participou no início da semana da reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella e a secretária da Fazenda, Pricilla Maria Santana, sobre auxílios às comunidades que tiveram suas cidades atingidas pelas cheias do Rio Taquari. O objetivo do encontro é o desenvolvimento de um plano de ação para auxílio aos empreendedores afetados pelo ciclone a partir dos dados do levantamento preliminar das perdas causadas pelas fortes chuvas.
O parlamentar defende a criação de um fundo para que seja resgatado em momentos emergenciais e que a burocracia seja instituída dentro das normas técnicas na restituição deste fundo. “Há mais de dez anos trago essa ideia, mas num período de intercrise não se valoriza, mas vamos seguir trabalhando para ver até que ponto tenhamos força política de nacionalizar esse debate”, avalia Artus.
Na reunião estiveram representantes das ACI’s do Vale como Muçum, Roca Sales, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Encantado, Estrela e Cruzeiro do Sul. Venâncio não estava representado pelas associações, mas o deputado faz um esforço para que os moradores de Vila Mariante também possam ser beneficiados, pois, segundo ele, a grande mídia fala de um modo como se Venâncio Aires não estivesse entre os municípios atingidos. “Vila Mariante é um distrito importantíssimo, maior do que muitas cidades do Estado e merece essa atenção especial”.
“Vamos seguir trabalhando para ver até que ponto tenhamos força política de nacionalizar esse debate e termos recursos emergenciais e com menos burocracia”
Texto: Rui Borgmann