Defensor da liberdade de produção e da comercialização do tabaco, o candidato a deputado estadual pelo PDT de Venâncio Aires, Airton Artus, participou nesta semana de um evento na Expointer ligado ao setor. Na ocasião, foram debatidos os temas sustentabilidade, meio ambiente e governança para o segmento.
Os protagonistas do setor – SindiTabaco, do presidente Iro Schünke, e a Afubra, do presidente Benício Albano Werner -, abordaram com representantes de outras áreas a importância da cadeia produtiva do tabaco, o impacto econômico para as cidades e para as famílias brasileiras, bem como a repercussão nos cofres das prefeituras, com arrecadação de tributos.
Artus, que já presidiu a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, destaca que participou como prefeito de Venâncio Aires de tomadas de decisões junto a eventos voltados para o setor. “Fiquei muito feliz por poder participar do evento, não só por ter sido o único político que defenda a cadeia produtiva do tabaco que estava presente, mas também pelo fato de que quando fui prefeito, junto com estes grupos, participei de várias incursões internacionais, especialmente as COPs, na Índia, na Rússia e na Coreia, onde a gente defendeu a liberdade de produção e a cadeia produtiva como um todo. Começando pelo agricultor, passando pelo processamento da indústria, a preocupação com os funcionários da indústria e, claro, depois com a comercialização e com a exportação”, comenta o candidato.
Ele ainda ressaltou a importância de desenvolver políticas que sejam do interesse de todos. “Acredito que o setor está reconhecido, está forte, e foram desmistificadas várias questões que estavam a denegrir o segmento e, agora, a gente continua firme. Sou um político que defende o setor e, como deputado, vou estar preocupado com as questões que são de interesse da nossa comunidade e a cadeia produtiva do tabaco continua sendo um dos aspectos mais importantes”, afirma.
Bandeiraço
Para eeste domingo, 4, está marcado um bandeiraço em apoio ao candidato a deputado estadual Airton Artus. A ação ocorre a partir das 16h, na Praça Evangélica. Todos são convidados a participar. “Traga seu chimarrão e venha fazer parte deste grande grupo”, convida o pedetista.
(AI Airton Artus)