Alerta aceso para a dengue em Mato Leitão

-

Os primeiros sintomas começaram a surgir no dia 4 de abril, uma segunda-feira, enquanto trabalhava. Dor de cabeça, nas pernas e nas ‘juntas’. Na terça-feira, 5, o mal-estar se intensificou e a auxiliar de produção Maria Josefa de Alexandre, 41 anos, decidiu procurar atendimento médico na unidade de saúde. “Sentia dor em todo o corpo e tinha muita febre”, conta a moradora de Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão.

Tendo em vista os sintomas suspeitos para dengue, o médico solicitou a realização do teste rápido para diagnóstico da doença. O exame foi realizado na quinta-feira, 7, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Mato Leitão e teve resultado positivo. Na mesma data, Maria foi transferida para atendimento no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

A moradora da Cidade das Orquídeas ficou internada quatro dias na casa de saúde de Venâncio Aires. Além dos sintomas comuns da dengue, ela também teve uma infecção urinária causada pela doença. “A dengue me derrubou. É uma doença muito séria”, destaca. No domingo, 10, Maria recebeu alta hospitalar.

Já em casa, ela ainda se recupera da doença. “Fiquei bastante inchada também e ainda tenho um pouco de dor na barriga e na cabeça, mas já estou melhor. Segunda-feira volto a trabalhar”, comenta. Maria é uma das sete pessoas de Mato Leitão diagnosticada com dengue a partir da aplicação de teste rápido.

Conforme boletim divulgado na quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 32 casos suspeitos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O informe divulgado pela pasta ainda aponta que 20 pacientes aguardam pelo resultado do exame sorológico (feito a partir da amostra de sangue) e sete esperam para fazer a coleta do material que será enviado para análise.

Testes rápidos

Desde o fim de março, a Secretaria Municipal de Saúde oferece a aplicação de testes rápidos para diagnóstico da dengue. Os exames são realizados quando a pessoa apresenta sintomas suspeitos da doença e passa por consulta nas unidades de saúde. A solicitação é feita pelo médico.

A aplicação dos testes rápidos acontece após o paciente apresentar cinco dias de sintomas. Entretanto, mesmo com resultado positivo no teste rápido, a confirmação da dengue apenas acontece a partir do exame com a amostra de sangue, cuja coleta é feita a partir do sétimo dia do início dos sintomas.

Em casos de suspeita ou confirmação de dengue, é feita vistoria de bloqueio, para destruir os focos do mosquito Aedes aegypti em um raio de 150 metros a partir da casa do paciente. A Secretaria de Saúde também distribui para todas as pessoas confirmadas e com suspeita da doença repelente, para evitar a contaminação dos outros mosquitos.

Principais sintomas da dengue

• Febre alta, acima de 38°C
• Dor no corpo e articulações
• Dor atrás dos olhos
• Mal-estar
• Falta de apetite
• Dor de cabeça
• Manchas vermelhas no corpo
Fonte: Ministério da Saúde

Vistorias são intensificadas

Devido ao aumento das confirmações e dos casos suspeitos de dengue em Mato Leitão a Secretaria de Saúde intensificou as medidas de fiscalizações. Desde o início de abril, as agentes comunitárias de saúde, a agente de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, e a fiscal de Vigilância Sanitária, Juliana Koch, estão realizando o Levantamento de Índice Amostral (LIA).

“Estamos fazendo uma varredura completa nas áreas urbanas do município por causa desse aumento. As vistorias estão acontecendo em todas as casas que temos autorização para entrar”, destaca Juliana. A engenheira ambiental explica que o LIA é feito a cada três meses. O trabalho será realizado até o fim deste mês.

Segundo Juliana, até a última quarta-feira, 13, 70 amostras de larvas de mosquito haviam sido coletadas para serem enviadas para análise para saber se são mesmo do Aedes aegypti. “Mesmo se elas tiverem resultado positivo não quer dizer que estejam contaminadas com dengue, mas mostra que há presença do mosquito transmissor da doença no município”, esclarece.

As vistorias acontecem no Centro e em áreas urbanizadas do interior, como o Canto dos Dresch, Loteamento Amizade e outros pontos de Vila Santo Antônio. De acordo com a fiscal de Vigilância Sanitária não há grandes locais com focos dos mosquito. “A maior parte são pequenos descuidos, como brinquedos de crianças que ficam no pátio ou outros objetos menores. Por isso, todo dia é importante tirar, pelo menos, cinco minutos para conferir o pátio, principalmente depois de dias de chuva”, observa. Durante a realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA). 1.850 imóveis, localizados apenas no perímetro urbano, devem ser vistoriados.

“As pessoas precisam se conscientizar que é necessário limpar o pátio não porque vai acontecer uma vistoria, mas para evitar o surgimento da dengue.”

JULIANA KOCH – Fiscal de Vigilância Sanitária

Cuidados para evitar mosquitos

• Pneus e garrafas: retirar toda a água e guardar em local seco e coberto
• Pratinhos de flores: se possível eliminar ou encher de areia até a borda
• Reservatórios: manter bem vedados com tela e tampa com encaixe perfeito a caixa d’água, tonéis e outros;
• Calhas: manter livres de folhas, para facilitar a passagem da água;
• Lixo: não jogar em terrenos baldios, colocar em sacos plásticos fechados e manter lixeiras tampadas.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido