Estudantes da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, foram surpreendidos na noite desta quinta-feira, 20, por um comunicado da instituição de ensino informando o encerramento da oferta de sete cursos presenciais a partir do próximo semestre. Conforme o cartaz, a decisão foi tomada em razão de um processo de readequação administrativa.
Os cursos que constam no comunicado são Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Fisioterapia e Odontologia. “A decisão foi tomada após uma análise criteriosa, considerando a necessidade de alinhamento estratégico e aprimoramento institucional”, diz o documento.
No comunicado, a faculdade também informa que está ciente do impacto que essa medida pode causar e reforça o compromisso em minimizar os transtornos. “Para isso, a Faculdade Dom Alberto está adotando todas as providências necessárias para garantir que os alunos possam realizar suas transferências de forma ágil, transparente e descomplicada”, informa.
Preocupação

Moradora do bairro Coronel Brito, na Capital do Chimarrão, a estudante do 9º semestre de Enfermagem, Bruna Eduarda da Silva, 22 anos, entrou em contato com a reportagem e relatou que o sentimento é de frustração. De acordo com ela, os alunos receberam apenas um comunicado pela coordenadora pedagógica do estabelecimento de ensino.
“Estamos inseguros com toda esta situação. Nos deparamos com alunos e professores chorando, sem entender a situação que veio à tona de forma repentina. Até o momento não tivemos nenhum retorno de como vamos proceder ao realizar a transferência, se perderemos muitas disciplinas já cursadas e pagas se vamos estender, ainda mais, nossa tão sonhada formatura”, compartilha.
Bruna também lembra que muitos estudantes, assim como ela, residem em outras cidades e se deslocam até a universidade localizada em Santa Cruz do Sul. “É muito triste o que está acontecendo. São expectativas e projetos estagnados neste momento”, lamenta a jovem.
Outra estudante venâncio-airense que entrou em contato com a reportagem, mas preferiu não se identificar, também lamenta a situação. “O sentimento é de indignação e tristeza dos alunos devido ao tempo, aos valores e a nossa saúde mental investidos em todo esse período da graduação. Agora, simplesmente, estamos recebendo essa notícia e de forma não oficial”, ressalta.
De acordo com as estudantes, os alunos agendaram para a noite desta sexta-feira, 21, a partir das 19h, uma manifestação em frente a Faculdade Dom Alberto para pedir explicações.
Esclarecimento
- Nesta sexta-feira, a Faculdade Dom Alberto se pronunciou sobre o fechamento dos sete cursos presenciais. Conforme o Portal Gaz, o gerente administrativo da instituição Helinton Sousa, informou que todo o processo de comunicação com os alunos está sendo feito de acordo com as regras do Ministério da Educação (MEC).
- Ele ainda esclareceu que o encerramento das atividades nessas graduações acontece em razão do baixo número de alunos matriculados e citou os reflexos da pandemia e da catástrofe climática. Ainda segundo o Portal Gaz, a instituição confirmou que não vai fechar, que pretende melhorar o curso de Direito e que os cursos na modalidade Educação à Distância (EAD) permanecem sem alterações.