A manhã desta quarta-feira, 5, foi marcada pelo retorno de alunos, professores e equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante para o ano letivo de 2024, após as cheias do rio Taquari que assolaram a estrutura e todo o patrimônio da escola, em Vila Mariante. O retorno foi possível, pois todos foram acolhidos pela Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, em Estância Nova, onde seguirão as atividades. Os alunos estavam há mais de um mês sem aulas.
Inicialmente a intenção era de realocar os estudantes e professores no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul, mas devido o grande número de transferências de estudantes – eram 170 e ficaram 92 –, foi feita a integração dos educandários.
Para marcar o recomeço, foi feito um ato de recepção e acolhimento aos estudantes e professores, liderado pelas diretoras, da Escola Adelina, Adriana Dornelles Jantsch Kroth, e da Escola Mariante, Naira Elisabeth da Rosa.
A diretora da Escola Adelina, Adriana Dornelles Jantsch Kroth, destaca o acolhimento necessário aos alunos e equipes da Escola Mariante. Ela pontua que os próximos dias serão de desafios, mas também de agradecimento pela oportunidade de viverem uma nova história. “Assim como todos recebem visitas nas suas casas, nossa equipe vai bem receber todos da Escola Mariante. Não tem mais os alunos da Adelina e os alunos de Mariante, são todos nossos alunos”, afirma.
Naira ressalta a alegria de receber novamente os estudantes e poder recomeçar. “É diferente, mas é preciso voltar à rotina, é preciso continuar os aprendizados e a integração entre colegas e professores, que é muito importante neste momento. Agradeço ao acolhimento de todos da Escola Adelina”, disse emocionada.