Após nove meses, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, retornarão para o educandário na próxima segunda-feira, 17. A paralisação aconteceu em 4 de julho de 2022, quando o segundo prédio (o primeiro foi interditado por problemas estruturais) precisou ser interditado por precariedade na rede elétrica. Agora, após uma reforma na eletricidade, realizada pela empresa Boa Vista Construções, de Erechim, e pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os estudantes poderão retornar para a localidade.
Desde 12 de setembro de 2022, os cerca de 200 alunos do educandário têm aulas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus de Venâncio Aires, em acordo firmado entre a universidade e a 6ª CRE, que garantiu 10 salas para a Escola Mariante. Segundo a diretora da escola, Naira Elisabeth da Rosa, os alunos seguem na Unisc até esta quarta-feira, 12, e, posteriormente, terão aulas na modalidade ensino a distância (EAD) entre quinta, 13, e sexta-feira, 14, para voltarem na segunda-feira, 17.
Neste momento, estão sendo finalizados os trabalhos de limpeza e pintura do local. A parte administrativa ainda não está pronta e deve ser acomodada com a instalação dos contêineres nos próximos meses. Em comparação com a realidade antes da paralisação, serão duas turmas a menos – o 1º ano do Ensino Fundamental e a pré-escola -, que foram para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim. Já os roteiros de ônibus devem seguir os que eram mantidos antes das alterações.