Foi realizada na noite desta terça-feira, 27, a final da etapa municipal do concurso Oratória nas Escolas 2023, uma iniciativa da Junior Chamber International (JCI) Brasil, desenvolvida pela JCI Venâncio Aires. Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi Sarah Luísa da Silva, representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer.
Já na categoria Ensino Médio, a vencedora foi Amanda de Brito, da Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel. As duas vão representar a JCI Venâncio Aires na etapa regional do concurso, que ocorre em setembro. As vencedoras receberam como prêmio um curso de idiomas de seis meses de duração da Fisk Venâncio Aires, além de presentes das demais empresas apoiadoras do projeto.
Sarah, que contou com o auxílio da professora de Língua Portuguesa, Sabrina da Rosa, que é também sua mãe, diz que está muito contente com o resultado, por ter conseguido vencer o nervosismo. “É muito gratificante, foi incrível trazer essa vitória para a minha escola”, diz. O dia 27 de junho de 2023 foi triplamente especial para a Escola Odila Rosa Scherer, já que a vitória de Sarah foi a terceira do dia da escola, que venceu os Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva) nas categorias voleibol infantil masculino e feminino. “É um grande dia, estamos todos muito felizes”, disse a diretora da escola, Márcia Hinterholz Hickmann.
Amanda, que é estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Frida Reckziegel, ressaltou a importância de representar as escolas do interior no concurso e os aprendizados que obteve com a experiência. “Foi uma experiência muito legal. Representar o interior é muito gratificante”, complementa.
O concurso foi realizado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Ao todo, 11 concorrentes participaram da categoria Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e duas participantes do Ensino Médio, uma novidade neste ano.
Na 10ª edição, a tarefa dos participantes foi discursar, em um período de tempo de 3 a 5 minutos, sobre o tema ‘Como o planejamento financeiro pode transformar meus sonhos em realidade’. Cinco jurados avaliaram os quesitos voz, apresentação, mensagem e tempo, com notas de 5 a 10. As vencedoras e suas professoras receberam prêmios das empresas apoiadoras do projeto.