Após se classificar no concurso distrital de oratória no município de Piratini, durante a Conferência Distrital de Rotaract Club, nos dias 17 e 18 de agosto, a venâncio-airense Amanda Marques Janisch, de 26 anos, vai representar a Capital Nacional do Chimarrão e o Distrito 4680 no concurso nacional de oratória, que ocorrerá no ano que vem, entre os dias 23 a 26 de janeiro, na cidade de Americana, em São Paulo.
No ano passado, Amanda participou do concurso e obteve o segundo lugar. Neste ano, conquistou a primeira posição. “Me senti muito apoiada pelos meus companheiros, em um ambiente totalmente confortável. Tudo o que aconteceu foi fruto do apoio da família Rotaract e do nosso movimento”, argumenta ela.
Integrante do Rotaract desde 2018, Amanda atua no voluntariado desde o Interact e agora se prepara para mais uma etapa importante da caminhada no clube. Com o tema ‘O que é brasileiro ainda tem valor?’, a advogada elaborou um texto sobre o valor da brasilidade para participar da Conferência Distrital. “O Rio Grande do Sul passou por uma catástrofe e vimos a força do voluntariado. Também é de destaque as Olimpíadas, onde foi visto a força de superação e de como é necessário o esforço das pessoas em busca dos seus sonhos, como é necessário o incentivo de toda uma comunidade, de uma nação em prol de que as pessoas também conquistem os seus objetivos”, exemplifica.
Segundo Amanda, sua familiaridade com a oratória acompanha sua trajetória há muito tempo, pois participou ativamente de movimentos de liderança e voluntariado desde muito jovem. “Sempre me dispus a escrever textos. Gosto muito da escrita e sempre gostei de falar e de me comunicar. Fui oradora de turma tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, e também na faculdade”, comenta.
“Tenho muito orgulho de toda a minha trajetória. Orgulho do meu Distrito e de participar da família rotária desde muito jovem.”
AMANDA MARQUES JANISCH
Advogada e integrante do Rotaract