Em parceria com a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) e a Haas Madeiras, a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho começa a receber as primeiras casinhas de cachorro para animais comunitários. Já são quatro casinhas prontas e entregues na comunidade São Francisco Xavier, em Venâncio Aires. Assim que mais casinhas estiverem prontas, serão colocadas em pontos onde existem cães em situação de risco e em lares temporários.
A Peva é responsável por organizar os apenados que têm conhecimento e vontade para desenvolver o projeto. O local conta com uma marcenaria e produz as casinhas, a partir dos paletes oferecidos pela Haas Madeiras. Segundo a tesoureira da Amigo Bicho, Nais Elisete de Andrade, a ONG acolhe, em seus lares temporários, cães em situação de rua ou que passam a viver no presídio. “Mas não podem continuar lá, então, oferecemos nossos lares temporários”, frisa.
O diretor da Haas Madeiras, Junior Haas, explica que o projeto existe há alguns anos, contudo, faltava uma continuidade e, por vezes, também a matéria-prima. Segundo ele, o papel da Haas é reaproveitar os paletes que são entulhos recebidos de outros clientes, algo que, anteriormente, era utilizado, também, para geração de calor nas fábricas. “Damos um destino correto a ele e, agora, temos essa possibilidade com a Peva, onde separamos os melhores produtos e disponibilizamos”, reitera. Ele ainda destaca a importância do desenvolvimento de atividades profissionalizantes na Peva, além, é claro, de ‘ocupar a mente’ dos presos.
Entenda a parceria
• A Haas Madeiras doou os paletes (madeiras) para a construção, que fica sob responsabilidade da Peva, com a mão de obra dos apenados. Já a Amigo Bicho recebe e distribui os novos lares para os animais.
• Além disso, por meio das redes sociais da ONG, foi fechada parceria da Dimac Materiais de Construção com tintas e telhas, o Rotary Club com pregos e a Megapixel, que fará as placas com a Lei 15.254, de 17 de janeiro de 2019, que dispõe e regulamenta sobre os cães comunitários.