Ano letivo começa com mudanças nas equipes diretivas de escolas municipais de Mato Leitão

-

O ano letivo da rede municipal de Mato Leitão, que inicia oficialmente no dia 24 deste mês, terá novidades nas equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua e da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga. Uma das alterações envolve o cargo de diretora da Emef Ireno Bohn, que passou a ser ocupado pela professora Daniela de Campos Bender Fischer, 35 anos.
Pedagoga, Daniela tem pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Gestão Escolar. Ela atua como educadora na Cidade das Orquídeas há 10 anos e destes, sete são na Escola Ireno Bohn. Ela substitui Simoní Luciana Henz Kappaun, que desempenhou a função ao longo do ano passado.

Segundo Daniela, que mora no Centro de Mato Leitão, essa é a primeira vez que ela integra uma equipe diretiva, mas o convite a deixou muito feliz. “Sempre atuei em sala de aula. Trabalho há anos na escola e tenho um carinho muito grande pela caminhada dela. A escola tem nove anos, então considero que cresci junto com ela”, relata.

A nova diretora da Emef Ireno Bohn também fala sobre o desafio e a intenção de dar continuidade ao bom trabalho que já vinha sendo realizado pelas gestoras anteriores. A equipe diretiva do educandário ainda é formada pela professora Júlia Siencia como orientadora e supervisora.

Uma das ideias das educadoras é promover mais momentos de trocas entre os profissionais da instituição de ensino, no formato de seminários internos, para que eles possam compartilhar as práticas e ações que estão sendo feitas em sala de aula. O objetivo é que o grande grupo possa conhecer ainda mais o que cada turma realiza. “As coisas boas que acontecem e são válidas para a aprendizagem das crianças e, muitas vezes, na correria das tarefas de sala de aula não conseguimos compartilhar um com o outro. A escola vai receber profissionais novos e isso contribui com eles também”, explica. A Emef Ireno Bohn tem 111 estudantes matriculados, que frequentarão do 1º ao 5º ano em tempo integral neste ano.

Diretora Daniela e a orientadora e supervisora Júlia, da Ireno Bohn (Foto: Alvaro Pegoraro)

Emei Vó Olga

Na Emei Vó Olga, quem assumiu a função de diretora foi a professora Beatriz Lopes Linhar Pedroso, 49 anos, moradora de Palanque Pequeno, no interior do município. Ao longo dos últimos oito anos, o cargo foi ocupado por Betina Alice Henz da Cunha. Formada em Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação, Metodologia do Ensino das Artes e Educação Infantil, Beatriz já atua na escola há mais de 10 anos. Em 2024, ela também teve a experiência de ser vice-diretora da Emef Ireno Bohn e antes ainda participou da equipe diretiva da Emei Vó Olga.

A equipe diretiva do educandário ainda é formada pelas professoras Bianca Toillier da Silva, como vice-diretora, e pela supervisora Beatran Hinterholz. “Meu compromisso e da minha equipe será com a continuidade de tudo o que já é feito com tanto carinho e dedicação, sempre com o olhar atento às crianças, que vivem na nossa escola uma parte tão significativa de suas vidas”, enfatiza.

Beatriz salienta que assume a direção da Emei com um olhar atento e carinhoso às necessidades de cada criança e família. “Meu compromisso é fortalecer ainda mais a parceria entre escola e comunidade, promovendo um ambiente acolhedor e cheio de oportunidades de aprendizado. As famílias podem esperar uma gestão participativa, onde a comunicação será sempre transparente e aberta”, garante.

A diretora também menciona que a escola terá um calendário repleto de atividades que envolverão as famílias para fortalecer laços e criar memórias. “Queremos que cada criança se sinta protagonista da sua própria história, explorando, descobrindo e se encantando com o mundo ao seu redor”, acrescenta. No momento, há 183 alunos matriculados na escola, mas a tendência é que esse número aumente até o início do ano letivo e ao longo de 2025 conforme a demanda.

Supervisora Beatran, diretora Beatriz e vice Bianca formam a equipe diretiva da Emei Vó Olga (Foto: Alvaro Pegoraro)

Cátia da Rosa segue na Escola Santo Antônio de Pádua

Na Emef Santo Antônio de Pádua (SAP) não há mudança no cargo de diretora, que segue sendo ocupado pela professora Cátia Roberta Vogt da Rosa. A única alteração na equipe de gestão envolve um dos cargos de vice-diretora: a professora Marciani Wacklawovsky substitui Bianca Toillier da Silva, que neste ano assumiu como vice-diretora na Emei Vó Olga.

A outra vice-diretora da instituição de ensino é Bárbara Letícia da Luz. Na supervisão permanece Sandra Elise Kroth Stertz e na orientação Elisandra Moraes Hackenhaar e Liziane Decker. “É com alegria e gratidão que recebo o convite para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na direção da Emef SAP neste ano. Essa escola mora no meu coração, é da comunidade em que resido e que trabalho há 23 anos. Tenho uma trajetória na gestão de 12 anos e o convite me dá o sentimento de reconhecimento do meu trabalho”, avalia Cátia.

A diretora também salienta a proximidade com famílias e alunos, além do trabalho em conjunto com os colegas. “Tenho orgulho do grupo de profissionais pelo comprometimento, amor e empenho que têm pela escola, pois nada se faz sozinho. É esse grupo que eleva o nome da SAP, fazendo dela referência de qualidade”, salienta.

O compromisso também é com o seguimento das atividades. “Melhorando cada vez mais o espaço da escola, mantendo um ambiente bonito, bem cuidado, aberto a toda a comunidade e primando sempre por uma educação humanizada e de qualidade”, afirma. A escola tem 270 alunos, dos quais 158 são atendidos em tempo integral (nível 5 ao 5º ano do Ensino Fundamental) e 112 são dos anos finais do Ensino Fundamental.

Marciani, Bárbara, Cátia, Elisandra, Liziane e Sandra integram a equipe de gestão da Emef SAP (Foto: Divulgação/Secretaria de Educação)

Organização e acolhimento

  • De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Eunice Heuser, no dia 29 de janeiro, o grupo de gestoras das escolas municipais participou de um encontro promovido pela pasta, com o objetivo de integrar as profissionais. A atividade foi realizada no Centro Administrativo Municipal.
  • “Todo mundo está muito motivado, tanto da secretaria quanto das escolas. Foi possível perceber nelas um sentimento de querer fazer o melhor pela educação”, afirma. Além disso, a intenção é formar um ambiente de acolhimento e escuta.
  • “Formamos uma equipe engajada com o ouvir e acolher outros profissionais. Será um trabalho cheio de esperança, expectativas e novas oportunidades. Procuramos fazer uma renovação para dar uma oxigenada, o que também é positivo”, destaca.
  • Segundo a diretora pedagógica, Simone Silberschlag, a intenção da Secretaria de Educação é dar continuidade aos projetos de formação continuada dos profissionais, a partir de parcerias que já estavam em andamento e construir uma unidade de pertencimento, com foco na qualidade e equidade da educação em âmbito municipal.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido