Representando o governador Eduardo Leite, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, fez importante anúncio durante a 28ª Festa Municipal do Colono Imigrante. Ele esteve na Vila Arroio Bonito, na manhã de domingo, 20, para prestigiar o evento. Depois de acompanhar o desfile temático, participou da solenidade oficial de abertura, quando anunciou o repasse de R$ 300 mil em horas-máquina para recuperação de estradas de Mato Leitão. “É um pedido do prefeito Flecha [Arly Stöhr], do vice Luciano Vargas e do secretário [de Agricultura] Devanir Heinen. Agora, a Prefeitura precisa elaborar um plano de trabalho para aplicação destes recursos”, disse.
A festa organizada pela Sociedade São José começou na sexta-feira, 18, à noite, com torneio de Shafkopf no ginásio Bonitão. O jogo de cartas que é uma tradição alemã, teve por objetivo reunir os participantes para confraternizar. A Garota Imigrante Larissa Scheibler e princesas Grazieli Picolli, Nicole Wickert, Rafaela Nicolay e Sarah Feix participaram do momento de integração.
A Feira Comercial e Agrícola foi aberta no início da tarde de sábado, 19, enquanto, no salão, festa transcorrida animada pelo Musical Energia. Ao cair da noite, o 1º Encontro das Soberanas abrilhantou a festa, com participação de 15 Garotas Imigrantes e 60 princesas. O momento de integração e troca de experiências foi reservado às sucessoras de Cristina Uhlmann, Simone Hinterholz e Patrícia Wiebeck, que integraram a primeira corte, em 1994. Além de coquetel, que transcorreu ao som de Mateus Cassariego (violão e voz), teve exposição de fotos e trajes, além de algumas brincadeiras e sorteio de brindes. O sábado encerrou com Flash Back da Áudio Som.
No domingo, 20, além da Feira Comercial e Agrícola, o Desfile Temático e Tratoraço trouxeram um grande público para a frente do Bonitão, onde transcorreu a bênção dos participantes. Na parada, destacaram-se alguns carros e motos do Grupo Antigos Mato Leitão, além dos veículos especialmente preparados para as soberanas. Também participaram integrantes de diversas entidades sociais, culturais e de ensino do município, além de máquinas e veículos da Prefeitura, empresas e da Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat).
Após, na solenidade oficial da festa, o secretário estadual da Agricultura destacou a importância do setor primário para a economia do Rio Grande do Sul. “Cerca de 40% de toda a riqueza do Estado é gerado pela agricultura. Como é bonito ver jovens trabalhando no interior, pilotando as máquinas, lidando nas propriedades rurais”, disse Brum. O prefeito também saudou a todos e destacou a importância da Festa do Colono Imigrante para Mato Leitão, cuja agricultura representa 46% da economia local. Ele citou as obras de pavimentação da estrada que liga o centro à Linha Arroio Bonito e vários projetos desenvolvidos pelo município em prol do setor primário. O ato foi acompanhado, também, pelo chefe de Gabinete do vice-governador Gabriel Souza, ex-deputado e ex-prefeito de Estrela, Elmar Schneider, pelo deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Kirch, demais secretários e vereadores, pelo presidente da sociedade anfitriã, Marino Schuster, soberanas e demais lideranças locais.
Após o almoço, o dia seguiu com apresentações das invernadas artísticas mirim e juvenil do CTG Querência da Mata e dos grupos de dança alemã, segundo com baile animado pela banda Magia Musical e domingueira, com a banda Nova Estação.