Aberto mais um leque de opções de capacitação para a população no Qualifica Venâncio
Por Caco Villanova
Na manhã de sexta-feira, 25, a primeira etapa da quarta edição do programa Qualifica Venâncio, com foco na capacitação profissional e gestão empresarial, foi lançado no Espaço Venâncio Empreendedor. Os primeiros seis cursos oferecidos são de Cuidador de Idosos, Confeitaria Sem Glúten, Técnicas de Corte e Barba – Gestão Empresarial para Barbearias, Excel Básico, Torneiro Mecânico e Eletricista Predial e Residencial, num total de 57 vagas.
As inscrições transcorrerão no dia 3 de maio, sábado, das 8h às 11h, no Espaço Venâncio Empreendedor. Os cursos serão oferecidos em parceria com o Instituto Mix, a DR Academy e o Senai.
Antes de anunciá-los, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, apresentou relato do Qualifica Venâncio, desde a sua criação, em 2022, quando ofertou 60 cursos para 518 pessoas. No segundo ano, recebeu mais de 360 inscrições e lançou a modalidade Qualifica TI, focado na área de Tecnologia da Informação. Ano passado, abriu mais de 460 vagas com reforço do programa RS Qualificação.
Em três anos, a Prefeitura de Venâncio Aires investiu mais de R$ 1 milhão em cursos, possibilitando a abertura de 138 turmas e formação de mais de 1,2 mil pessoas. “Queremos que essa política pública seja efetiva”, defendeu Hüttmann, lembrando dos objetivos do programa, que são a qualificação profissional, a inclusão no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo.
Por fim, o secretário apresentou como novidade, em 2025, o Qualifica Empresas. A modalidade é voltada à capacitação de empreendedores locais. “Esse novo eixo vem se somar aos cursos técnicos e operacionais, oferecendo conteúdos voltados à gestão empresarial e ao cuidado com os negócios.”
Até o fim do ano, serão oferecidos 20 cursos, divididos em 27 turmas, 256 vagas e 1.257 horas/aula.
Compromisso
O prefeito Jarbas da Rosa, reforçou o compromisso do Governo Municipal com o Qualifica e destacou as parcerias com as instituições responsáveis pelos cursos. Acrescentou que o programa não só capacita, mas ajuda as pessoas a evoluírem, possibilitando-as empreender. Observou, ainda, o papel do Executivo no desenvolvimento econômico, social e humano do município, que alçou a Capital Nacional do Chimarrão ao patamar de cidade empreendedora, reconhecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). “Venâncio Aires é o melhor município para se empreender.”
Também participaram da solenidade a vice-prefeita Izaura Landim, os secretários Gustavo von Helden (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal) e Tiago Quintana (Governança, Administração e Gestão), parte da equipe do Espaço Empreendedor e representantes das entidades parceiras: Paulo Alceu Ruppenthal, proprietário do Instituto Mix; Darlei Padilha e Luís Gustavo Ferreira, sócios proprietárias da DR Academy, e o gerente regional de Qualificação do Senai, Daniel Machado.
Qualifica Venâncio 2025
- Investimento de R$ 221.193,00
- Inscrições de 3 de maio, das 8h às 11h, no Espaço Empreendedor
- 57 vagas em seis cursos
- 309 horas/aula
Primeiros cursos
Cuidador de idosos
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima 3º ano do ensino fundamental
- Aulas: 14 a 30 de maio
- Carga horária: 39 horas
- Vagas: 12
- Instituição: Instituto Mix
Confeitaria sem Glúten
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima 3º ano do ensino fundamental
- Aulas: 19 a 30 de maio
- Carga horária: 30 horas
- Vagas: 10
- Instituição: Instituto Mix
Técnicas de Corte e Barba / Gestão Empresarial para Barbearias
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima ensino médio completo
- Aulas: 19 de maio a 2 de julho
- Carga horária: 80 horas
- Vagas: 5
- Instituição: DR Academy
Excel Básico
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima 6º ano do ensino fundamental
- Aulas: 26 de maio a 12 de junho
- Carga horária: 40 horas
- Vagas: 12
- Instituição: Senai
Torneiro mecânico
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima 6º ano do ensino fundamental
- Aulas: 26 de maio a 3 de julho
- Carga horária: 80 horas
- Vagas: 6
- Instituição: Senai
Eletricista predial e residencial
- Requisitos: idade mínima 18 anos, escolaridade mínima 6º ano do ensino fundamental
- Aulas: 26 de maio a 12 de junho
- Carga horária: 40 horas
- Vagas: 12
- Instituição: Senai