Apenados da Peva concluem estudos e dão mais um passo à ressocialização

-

Durante uma hora, na ensolarada tarde da quinta-feira, 25, a Galeria D da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) foi palco de uma formatura. Nove dos 28 apenados que concluíram os ensinos Fundamental e Médio no Núcleo Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana receberam seus certificados de conclusão de curso. Os demais diplomas serão entregues em outras solenidades.

Prestigiado pelo coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), professor Luiz Ricardo Pinho de Moura e pela delegada Penitenciária Regional, Samantha Longo, o ato teve a participação dos educadores e da direção da casa prisional.

Ordeiramente, os 28 reclusos – de quatro galerias, sendo três trabalhadores – que concluíram os estudos ouviram os pronunciamentos e depois viram seus nove colegas receber os certificados.

Antes, dois deles foram convidados para ler seus textos que falam da volta aos estudos e o que o aprendizado representa na vida de cada um. Os manuscritos falam de aproveitar melhor as oportunidades da vida, da preciosa liberdade e de buscar uma nova vida, depois do cárcere.

Ao se pronunciar, Pinho de Moura elogiou o empenho de cada professor e a dedicação dos formandos e os incentivou a continuar. “Todos aqui têm uma parcela neste resultado, mas a decisão de seguir é sempre de vocês”, destacou.

A delegada citou a oportunidade que o Neeja dá aos apenados e elogiou o desempenho e a vontade de vencer de cada um que decidiu concluir os estudos.

Em nome dos professores, a diretora Mariela de Borba foi enfática em ressaltar a importância do estudo na vida de cada um. “A educação é o que tem de mais importante, pois só ela pode fazer vocês escreverem uma nova história”.

No ato foi apresentado um breve ‘filme’ mostrando todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano. Inclusive, o professor Pinho de Moura foi presenteado com uma peça de artesanato feita pelos apenados.

Trechos dos textos dos alunos

Todos os alunos que concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Neeja Mário Quintana escreveram um texto sobre o período de estudos. E durante a formatura realizada na Galeria D da Peva, dois alunos foram selecionados para ler o que escreveram. Ambos falaram da gratidão de ter a oportunidade de concluir os estudos e da importância dos educadores nesta etapa. Um deles grifou que “muitos de nós, quando estamos em nossa preciosa liberdade, não pensamos em estudar…pois acreditamos que não precisaremos do estudo”; o outro formando citou que “eu entrei no Neeja para mudar os meus pensamentos para melhor…e cada dia eu gosto mais de vir na aula”.

“Todos os formandos estão privados da liberdade, mas não da sua aprendizagem.”

Luiz ricardo pinho de moura
Coordenador da 6ª CRE



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido