Após a microchipagem de 14 cães, Semma não recebeu mais demandas em Venâncio

-

Após dois episódios de ataques de um cão da raça pitbull, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou, no dia 10 de janeiro, ação para inserir microchips em cães com características violentas ou que representem riscos. Em pouco mais de um mês de atendimentos, 14 cães tiveram microchips de identificação instalados sob a pele, conforme o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen.

Ele explica que a ação de microchipagem gratuita foi específica até o momento. “Não houve novos casos enquadrados pela fiscalização, mas havendo situações de risco, vamos atuar”, diz. Lehmen ressalta que as microchipagens são definidas conforme a demanda selecionada e avaliada pela fiscalização da Semma, considerando denúncias recebidas principalmente por órgãos de segurança pública.

Sobre os 14 animais que já receberam o microchip, Lehmen comenta que não será feito nenhum tipo de acompanhamento, pois essa parte fica sob responsabilidade de cada tutor. “O microchip é para ajudar a identificar o tutor em caso de ataque e ajudar os órgãos de segurança na responsabilização criminal, e não para controlar situações”, esclarece.

Os minúsculos dispositivos foram colocados sob a pele dos animais, mais especificamente no pescoço. A partir da medida, as autoridades têm acesso não apenas à localização dos animais, mas também aos dados dos tutores, que podem ser responsabilizados em episódios de violência contra pessoas ou outros animais. A microchipagem é feita com veterinário conveniado com a Prefeitura Municipal.

Relembre

  • O pitbull Revoada foi o primeiro a receber o microchip, depois de duas situações de violência, em que mordeu a perna de Juliano Roberto da Silva, de 32 anos, no dia 8 de dezembro, e matou um cachorro da raça poodle, no dia 31 de dezembro. Ele também foi castrado.
  • A pitbull mestiça que vive com ele no canil improvisado de uma residência do bairro Coronel Bito, Pandora, também recebeu o dispositivo eletrônico.
  • No dia 20 de dezembro, foi realizada uma reunião entre representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Semma para definir ações em relação às denúncias e ataques de cães e outros animais violentos.
  • A força-tarefa das microchipagens foi feita pela Semma, com apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outros servidores.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido