Após conquistar Mundial, Thomas Severo já planeja torneio nos Estados Unidos

-

No sábado, 12, o atleta venâncio-airense Thomas Severo, de 18 anos, conquistou a categoria Peso Pena adulto 69 quilos, no 14º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu, realizado na Arena Zayed Sports, em Abu Dhabi, e organizado pela Federação de Jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) em conjunto com a Abu Dhabi Jiu-Jitsu Professional (AJP). O torneio é dividido em algumas etapas, sendo a etapa Festival, da qual participou Severo, promovida para atletas de divisões infantis, juvenis e amadoras – até faixa azul.

Thomas participou na faixa azul, a mais alta para a etapa – intermediária na modalidade, mas que tem como significado a evolução constante. Esta é a segunda vez que ele participa do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi, em 2021 ficou com a segunda posição na decisão dos juízes. O atleta está há mais de 30 dias na cidade da realização do evento, onde se preparava para a competição. Thomas Severo é filho de Andiara Freitas e Alex Severo.

Sonho realizado

Thomas Severo explica que a oportunidade de participar do evento é decorrência de ter uma família que o acolhe na capital emiradense, o que reduz os custos. Além disso, o jovem destaca a importância do incentivo dos pais. “São meus maiores incentivadores e apoiadores financeiramente”, relata.

Este campeonato, Thomas considera um dos mais relevantes e disputados do mundo e, por isso, comemora tanto a conquista. No ano passado, como ‘bateu na trave’ com o segundo lugar, o atleta diz ter interpretado como um aprendizado, para treinar ainda mais para, agora, conquistar a vitória. “Foi muito especial e gratificante”, celebra.

Entre os patrocinadores de Thomas Severo na competição estão La Casa Pizzaria, ALM Engenharia, Clínica Status, Haas Supermercado, Alex Pinturas e apoio de Prefeitura Municipal de Venâncio Aires.

Orgulho

A mãe de Thomas, Andiara Freitas, afirma que, no momento da vitória, não conseguiu conter as lágrimas. Ela conta que, junto ao pai de Thomas, Alex Severo, está muito orgulhosa do desempenho, fisicamente, tecnicamente, mentalmente e emocionalmente do filho. “Esses quatro pilares precisam estar alinhados em vencedores”, frisa.
Para ela, a importância do Campeonato Mundial para o currículo é sensacional, pois é onde todo atleta de alto nível almeja chegar.

Outra a celebrar é a avó de Thomas, Loiva Freitas, que diz ter chorado de alegria. “Felicidade pela mãe e pai do Thomas, pelos patrocinadores, a família e a todos que torcem pelo nosso Thomas. Não tem preço, apenas gratidão, que alegria” comemora, emocionada.

Agora, o jovem volta para o Brasil no dia 20 de novembro, fica com a família até o dia 30 – para rever, também, seu professor, Ricardo Garrido, e outros colegas – e, posteriormente, retorna à Porto Alegre para recomeçar os treinamentos, pensando no Campeonato Mundial de 2023, realizado em julho no estado da Califórnia, Estados Unidos, além da disputa do evento em Abu Dhabi, em novembro do próximo ano.

A carreira do garoto

  • Na faixa laranja: foi campeão brasileiro e segundo lugar na Copa Europeu Kids, disputado na Irlanda, além de títulos sulbrasileiro, regionais e gaúcho.
  • Na faixa azul: campeão do Floripa Open, Copa Prime em Porto Alegre e segundo no Mundial em Abu Dhabi.
  • Em outubro, Thomas foi campeão da Copa Ásia Continental – AJP Tour -, também em Abu Dhabi.

O evento

  • O campeonato é considerado um dos eventos mais importantes do calendário internacional da modalidade, reunindo os melhores atletas a competição conta com mais de mil atletas de 30 países, nas categorias infantil, amador, adulto, máster, masculino e feminino.
  • São cinco etapas: A etapa que Thomas Severo participou é a Festival Mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, aberto a todas as nacionalidades, nas categorias infantil, júnior, adolescente e jovem, todos faixas brancas; e na categoria amadores. faixas brancas e azuis.
  • As demais etapas são:
  • Campeonato Mundial de Abu Dhabi ParaJiu-Jitsu – aberto a todas as nacionalidades e para maiores de 18 anos, ParaJiu-Jitsu de todas as faixas;
  • Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Juventude de Abu Dhabi é aberto a todas as nacionalidades para jovens dos 10 aos 17 anos e nas categorias infantil, júnior, adolescente e jovem, faixas cinza, amarelo, laranja, verde, azul e roxo;
  • Campeonato Mundial de Mestres de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi é aberto a todas as nacionalidades para atletas acima de 30 anos, nas faixas azul, roxa, marrom e preta;
  • Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi é aberto a todas as nacionalidades, para maiores de 18 anos e faixas roxas, marrons e pretas (somente profissionais).
  • *Atletas de 16 e 17 anos na faixa roxa (somente) são elegíveis para lutar na categoria faixa roxa profissional.


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido