assalto
Foto ilustrativa: Alvaro Pegoraro

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante, no começo da madrugada de domingo, 2, no bairro Aviação, em Venâncio Aires, após descumprir as medidas protetivas da Lei Maria da Penha. O indivíduo já havia descumprido duas vezes a determinação judicial e na terceira foi preso e encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

O flagrante foi determinado pela delegada plantonista Lisandra de Castro de Carvalho. A vítima, uma garota de 19 anos, estava na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para onde foi levada pela Brigada Militar, depois que o suspeito quebrou a porta do apartamento onde ela reside.

O descumprimento estava sendo registrado, quando o indivíduo de 26 anos compareceu na DPPA, dizendo que queria conversar com a vítima. Acabou preso, autuado em flagrante e levado à penitenciária. A delegada Lisandra também representou por sua prisão preventiva, para que ele seja mantido na cadeia.

Números altos

Levantamento feito pela reportagem da Folha do Mate e Terra FM revelam que no mês de janeiro foram solicitadas 44 medidas protetivas da Lei Maria da Penha na DPPA de Venâncio Aires. Isso representa quase 1,5 casos por dia.

No período houve 11 descumprimentos e dois homens acabaram presos em flagrante e encaminhados à Peva.

O mês de fevereiro já começa com o registro de casos de violência doméstica e a primeira prisão em flagrante. Entre o sábado e o domingo, pelo menos quatro vítimas solicitaram medidas protetivas contra maridos ou ex-companheiros.

Uma das vítimas, que reside no interior do município, foi agredida pelo companheiro e por isso ligou para seu pai, dizendo que iria para a casa dele, em Gravataí. Ao ver a mulher ligando, o indivíduo de 30 anos deu um soco no peito da vítima, de 24 anos.

Ela foi para o quarto e enquanto arrumava sua mala para ir embora, foi atingida com uma paulada, na cabeça, e desmaiou. Posteriomente, a Brigada Militar foi até a casa dela e a levou até a estação rodoviária e aguardou até ela embarcar em um ônibus e sair do município. O agressor não foi localizado.