No primeiro mês de gestão do novo prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, o Feijão, a palavra é continuidade. O líder do Executivo, já com toda equipe de secretários estruturada e em atuação, afirma que o começo da Administração Municipal é um período de se inteirar do que acontece no município. “O prefeito é a figura que resolve e decide, mesmo que eu, como vice na gestão anterior, já dava sugestões e opiniões também.”
Nos primeiros 31 dias, Feijão destaca que algumas atividades já estão sendo colocadas em prática, como na área da educação, com ajustes nas escolas para o retorno das aulas, assim como também cita a área da saúde e de agricultura e obras. “Ainda não estamos a todo gás, estamos com equipe reduzida, pessoal de férias, então neste começo de ano todos estão se inteirando.”
O objetivo é de que, a partir deste mês de fevereiro, o ritmo seja mais acelerado, inclusive, de 11 a 13 de fevereiro, o prefeito de Vale Verde vai a Brasília em busca de recursos para colocar em prática algumas ações do seu plano de governo. “Vamos devagar, com os pés no chão”, completa. A busca de recursos na capital deve compreender obra no túnel verde, com ciclovia e caminhódromo.
Feijão destaca o paisagismo do centro da cidade, que deve ser feito para atrair moradores e para que todos contribuam com o embelezamento do município. Avalia-se também uma parceria com moradores para a execução de calçadas. Atendimentos na agricultura com transporte de calcário também devem acontecer.
Sequência
Entre as ações com continuidade, Feijão enfatiza a construção da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odette Pedreira de Mello. A expectativa do novo prefeito é de que no fim de 2025 o prédio seja colocado em funcionamento.
Além disso, ele menciona o Balneário Monte Alegre, que demanda investimentos frequentes para receber as pessoas da região neste verão. “É um dos nossos cartões-postais, uma praia muito bonita. Uma das frentes do turismo que vem crescendo”. Entre as ações já foram feitas melhorias na estrada e iluminação no camping, além de novos banheiros e abastecimento de água.
A obra da praça municipal está parada devido a problemas com a empresa vencedora da antiga licitação, mas a intenção de Feijão é realizar um novo processo para retomar as atividades no Centro do município. Em parceria com o Estado, Vale Verde pretende inaugurar até o meio do ano a construção do novo prédio para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A primeira fase da obra está concluída, e agora, com valores federais, segue para próxima etapa. A pavimentação do loteamento Arco-Íris, pelo programa Pavimenta 2, também é um objetivo mencionado pelo prefeito.
“São compromissos e responsabilidades grandes, mas vou trabalhar com os pés no chão, gastando só o que podemos e não mais do que é arrecadado. Será um ano bom, de conquistas.”
RICARDO FROEMMING
Prefeito de Vale Verde