Durante a sexta-feira, 6, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) realizou um conserto paliativo no buraco do cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco e Barão do Triunfo. O local foi alvo de um protesto na semana passada, quando uma planta foi colocada para sinalizar o problema.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, no local existem duas caixas cegas há um metro de profundidade e uma delas está danificada. De acordo com ele, ainda passa uma rede de esgoto cloacal e uma adutora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “A beirada da caixa tem uma rachadura, que foi consertada de modo paliativo, pois será substituir por uma caixa nova”, explica.
Contudo, segundo o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, os problemas na drenagem são da Prefeitura e a caixa cega danificada causa infiltração com as chuvas. “Não tem nada com adutora e e esgoto cloacal. Inclusive, na abertura foi quebrado um ramal de esgoto, que já foi consertado”, finaliza.
A caixa nova será instalada quando tiver condições climáticas estáveis e também será verificado a estrutura embaixo, provavelmente na próxima semana. A demora foi em decorrência de outras emergências, principalmente em Vila Mariante.