Eleitores de cinco municípios do Rio Grande do Sul, onde houve segundo turno nas Eleições Municipais 2024, precisaram voltar às urnas neste domingo, 27, para definir seus respectivos prefeitos. Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) foi reeleito com 61,53% dos votos, superando Maria do Rosário (PT) que fez 38,47%.
Ainda na região Metropolitana, Airton Souza (PL) foi eleito prefeito de Canoas com 52,12%, enquanto seu adversário, o atual prefeito Jairo Jorge (PSD), fez 47,88%. Na maior cidade da Serra, Caxias do Sul, houve a reeleição de Adiló Didomenico (PSDB). O atual prefeito somou 51,38% dos votos, superando o candidato do PL, Maurício Scalco, que recebeu 48,62%.
Em Santa Maria, na região Central, a vitória também ficou com PSDB. Rodrigo Decimo foi eleito com 54,5% dos votos, contra 45,5% somados por Valdeci Oliveira (PT). Já em Pelotas, no Sul do estado, ocorreu a disputa mais acirrada no segundo turno no Rio Grande do Sul. Por lá, o PT saiu vencedor com Fernando Marroni, eleito com 50,36% dos votos. O adversário dele, Marciano Perondi (PL), somou 49,64%.
Brasil
Em todo país, quase 34 milhões de brasileiros retornaram às urnas em 51 cidades, sendo 15 capitais. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, houve reeleições, com Ricardo Nunes (MDB), Eduardo Paes (PSD) e Fuad Noman (PSD), respectivamente.