Aprendizagem por meio do vínculo entre educador e aluno

-

Muito mais do que transmitir os conteúdos necessários durante as aulas, o Colégio Gaspar Silveira Martins incentiva a criação do vínculo entre o professor e o aluno. Por meio do diálogo e da troca de experiências, a instituição reforça o compromisso do processo de ensino-aprendizagem com uma metodologia baseada no convívio, contato e vínculo entre os professores e os estudantes. “A aprendizagem só ocorre com o vínculo entre professor e aluno”, defende o diretor pedagógico da instituição, Mauro Régis de Oliveira.

Atualmente, o Colégio Gaspar conta com 70 docentes na equipe. Entre eles, Roseli Resch, professora do 5º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio da disciplina de Projeto de Vida. Ela tem 30 anos de profissão e faz parte do quadro de professores do Gaspar há cinco anos. A educadora acompanhou muitas mudanças no ambiente escolar com o passar dos anos e defende a importância do relacionamento com o professor para obter resultados satisfatórios de aprendizagem. “Criamos um vínculo importante, queremos contribuir para a construção e realização dos sonhos deles”, destaca.

Camilla Dias Pereira, que atua no 4º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, tem 10 anos de profissão e observa a dinamicidade e falta de rotina, o que é muito válido, todos os dias com uma novidade para atrair os estudantes. “É uma relação além do ensinar em si, é carinho e afeto”, reforça.

Cinema foi realizado na Semana da Criança

Uma forma de fortalecer a proximidade entre alunos e professores e criar momentos de descontração na escola é a realização de atividades como as desenvolvidas na Semana da Criança. Foram promovidos momentos de apresentações artísticas no show de talentos, dia do cabelo maluco, dia da meia divertida, piquenique com brinquedos, cinema com pipoca e dia da fantasia. “São memórias afetivas importantes para os estudantes”, observa a professora Roseli.

No dia do show de talentos, além da quebra de barreira de vergonha e insegurança de quem se apresentou, os demais estudantes demonstraram entusiasmo e foram estímulo para os colegas que subiram ao palco. “Eles se sentem valorizados e esse sentimento de apoio aos colegas é extremamente importante. É nosso papel de professor também promover esses momentos para formar adultos mais seguros”, complementa o diretor.

Eventos de integração são realizados (Foto: Divulgação)


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido