Sandra Helena da Rosa completa 25 anos como porta-estandarte da escola Acadêmicos do Samba Négo e, para celebrar de uma forma muito especial, foi criada a exposição ‘Um Estandarte de História na Rua Grande’, no Museu de Venâncio Aires, com registros de sua trajetória. A iniciativa da homenagem é da produtora cultural Jaqueline Santos e do ator Sérgio Rosa, que desde o ano passado, com a produção do documentário ‘O Lado Negro de Venâncio’, buscam contar histórias de personalidades negras de Venâncio Aires. A exposição conta com vestidos, fotos e vídeos de Sandra e sua trajetória no Carnaval. “Um acervo tão rico não poderia ficar aprisionado dentro de um roupeiro. Uma vida toda tendo a Sandra como uma de minhas referências dentro do Carnaval, senti que a nossa comunidade precisava e merecia conhecer esta trajetória tão linda, que vai muito além do que o público vê nos dois dias de desfile, uma história de amor ao pavilhão”, salienta Jaqueline Santos. Os vestidos que compõem a exposição são produzidos por Sandra e sua mãe, Cleni da Rosa, num ateliê que as duas têm em casa.
Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento de abertura da exposição, realizado na noite de sexta-feira, 10. “Poder proporcionar esses momentos para nossa comunidade é importante e necessário. Estamos trabalhando com esse propósito de transformação, criando possibilidades da comunidade de Venâncio conhecer, ouvir e participar do lado negro do nosso município”, destaca Sérgio Rosa.
Para saber mais…
Toda comunidade é convidada a visitar a exposição ‘Um Estandarte de História na Rua Grande’, que estará aberta no Museu de Venâncio, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã das 9h às 11h30min e no turno da tarde das 13h30min às 16h30min, nos próximos três meses.
“Foi uma noite ímpar, noite que vou levar pro resto da minha vida, porque jamais imaginei que isso um dia aconteceria, especialmente da forma como foi, com a emoção de ter todos prestigiando. Encheu meu coração de orgulho.”
SANDRA HELENA DA ROSA
Porta estandarte da Négo há 25 anos, durante abertura da exposição sobre sua trajetória no Carnaval