Os vereadores aprovaram na noite da terça-feira, 26, projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal que ratifica o contrato administrativo entre a Prefeitura de Mato Leitão e o Governo do Estado para o repasse de R$ 1 milhão por meio do programa Pavimenta 2.
O recurso será enviado por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e aplicado na pavimentação asfáltica da Estrada Frederico Guilherme Schwarzbold.
O trecho de 2,1 quilômetros faz a ligação entre a área central da Cidade das Orquídeas, a partir da Igreja Evangélica, até a RSC-453. A iniciativa beneficiará diretamente 49 proprietários de imóveis, além da sede da Associação Esporte, Recreativa e Cultural União. Conforme a mensagem justificativa da matéria, a verba assegurada pelo Estado será dividida em três repasses. O primeiro, de 30%, será feito até 30 dias após a assinatura do contrato administrativo.
O segundo, também de 30%, acontece até um mês depois do início da obra e o terceiro, de 40%, até 30 dias após a apresentação da prestação de contas parcial. A obra está orçada em R$ 4.219.932,51.
Além de recursos estaduais, nesse montante está prevista a contrapartida da Prefeitura e o valor dos serviços que serão executados pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, como drenagem e preparação da cancha. “Isso vai baixar muito o valor final da obra. Nossa equipe já tem experiência. Trabalhamos na Avenida Alfredo Pilz e nos asfaltos em Santo Antônio e em Arroio Bonito”, comenta o prefeito Carlos Bohn.
Quem comemora essa conquista é a presidente do União, Lizane Lorenzen. “Será muito importante para a comunidade e os moradores, pois há um fluxo grande de veículos pesados e carros pequenos, o que gera muita poeira. Com certeza também valorizará as áreas de terras dos proprietários e talvez empresas queiram procurar essa região para se instalar, pois terão um fácil acesso e boas condições”, salientou.
Moradores aprovam projeto
O projeto também foi aprovado por unanimidade pelos moradores de Linha Boa Esperança Alta. A audiência pública de apresentação e debate do projeto ocorreu na quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores.
Com plenário lotado, o prefeito Carlos Alberto Bohn apresentou detalhes da obra. “Encaminhamos esse projeto em maio de 2022 e, felizmente, agora fomos contemplados. É o valor máximo para um município do nosso porte e a nossa contrapartida, quanto Prefeitura, está assegurada no orçamento”, informou.
A partir de agora, a Prefeitura encaminhará a parte legal, medição das áreas e publicação da licitação para definir a empresa que executará as etapas finais do asfalto. O início das obras ocorrerá ainda neste primeiro semestre.
“Estou muito feliz em apresentar e aprovar o projeto. Era uma antiga reivindicação e estava incluído no plano de governo. Agora, é trabalhar nas próximas etapas e iniciar as obras na estrada o mais rápido possível”, ressaltou o prefeito.
*Com informações da AI Prefeitura