Neste dia 13 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires completa 60 anos. São seis décadas de atuação em defesa dos direitos dos agricultores familiares, de evolução e conquistas. Atualmente, são mais de 3.500 associados, tanto na Capital do Chimarrão quanto em Mato Leitão e Vale Verde, municípios vizinhos que também são abrangidos pela entidade.
Além do apoio aos produtores, por meio de cursos, palestras e mobilizações, o STR oferece bazar, agropecuária e comércio. Também dispõe de mais de 400 convênios com profissionais da área da saúde (como médicos, dentistas, fisioterapeutas e laboratórios de análises clínicas) e em diversos estabelecimentos comerciais de Venâncio.
Ainda, o associado tem direito ao STR Mais Saúde, um cartão regional que pode ser usado em estabelecimentos conveniados ao sindicato nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Cachoeira, e demais regiões.
Arno Assmann: Associado desde a fundação da entidade
Arno Assmann, 90 anos, é um dos associados que contribui com o STR desde o ano de fundação. Sempre envolvido com fumicultura e alguns plantios para consumo familiar, ele cresceu em Linha Tangerinas, e, na década de 1960, se instalou em Linha Hansel, onde mora atualmente.
O aposentado lembra que o pai, Antônio Assmann, era um grande apoiador de Octávio Klafke – primeiro presidente do sindicato. Por isso, quando houve a fundação da entidade, ele logo virou sócio, para ter um auxílio nas plantações. “Era só um balcãozinho onde era a primeira sede”, relembra.
Ao longo das seis décadas do STR, seu Arno esteve presente em diversas manifestações. Ele também recorda que, durante muitas eleições do STR, auxiliava como mesário. Anos mais tarde, destaca que o sindicato foi essencial para a aposentadoria, bem como os demais benefícios, como o desconto de médicos e em farmácias. “O desconto sempre ajudou, nem que fosse o mínimo”, comenta.
Para o filho, João Assmann, que mora junto com seu Arno e também seguiu os passos, o pai é um exemplo e motivo de orgulho. “Educou nós todos e nunca deixou faltar nada”, define.