A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo deu início às atividades de 2024 do Programa Municipal de Artesanato. A noite da segunda-feira, 19, foi marcada pela entrega dos uniformes aos artesãos que integram o projeto. O encontro, ainda, alinhou a organização das feiras de artesanato e demais eventos que devem ocorrer ao longo do ano em Venâncio Aires.
“É a primeira vez na história do Programa Municipal do Artesanato que é disponibilizado uniformes para os artesãos cadastrados. Um momento muito importante, pois demonstrará uma padronização e identificação de todos os artesãos. Além disso, possibilita um conforto e praticidade para participação de feiras e eventos.”, destaca o secretário da pasta, Marcos Hüttmann. Ao longo da semana, também foram entregues aos artesãos do programa os crachás de identificação.
Desde 2021, a secretaria realiza investimentos na equipação do programa, dessa forma, impulsionando o setor. Assim, possibilita que artesãos usufruem de forma gratuita de gazebos, que são usados nas feiras mensais na praça e em outros locais; materiais de divulgação; na qualificação através de treinamentos, como o seminário ‘Artesão em Foco’, realizado em 2023, em parceria com o Governo do Estado; e participação em feiras do município, como Festival de Balonismo e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Em três anos, o número de artesãos passou de 27 para 52 cadastrados.
De acordo com o secretário, o artesanato desempenha um papel importante em Venâncio Aires. “Os artesãos contribuem de várias formas para o desenvolvimento cultural, econômico e social, como a preservação da cultura e tradição local, produção de produtos únicos e personalizados, fomento a criatividade e expressão individual, entre outros. Também, elevam o nome do município na participação de feiras e eventos, com seus produtos artesanais e que possuem características locais.”, ressalta Hüttmann.
Como participar?
Para os novos artesãos que desejam realizar o cadastro no Programa Municipal do Artesanato, podem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em anexo ao Museu, portando a Carteira de Artesão. O documento é emitido na Casa do Artesão, que é conveniada ao FGTAS do Estado, localizada em frente ao CAT.
Ainda, está prevista a realização de uma qualificação antes da Fenachim para os artesãos que vão expor seus produtos, na qual será abordada técnicas de vendas e maneiras de atendimento ao público. Na última edição da festa, o artesanato registrou mais de R$ 100 mil em vendas.
As feiras de artesanato ocorrem em momentos que antecedem datas comemorativas, e a primeira está marcada para o dia 9 de março.
Datas das feiras de artesanato de 2024
- Março: dias 9 e 30
- Abril: dia 6
- Maio: dias 1º a 5 e 9 a 11, na Fenachim
- Junho: dia 8
- Julho: dia 6 ou 13
- Agosto: dia 10
- Setembro: dia 14
- Novembro: dia 9
- Dezembro: dias 7 e 14
Fonte: AI Prefeitura