No último final de semana ocorreu o 10º Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul, em Santa Cruz do Sul. Realizado entre a sexta-feira, 1º, e sábado, 2, no Clube Social União, o evento contou com a apresentação dos artistas venâncio-airenses Jaqueline Santos e Sérgio Rosa, na noite de abertura.
A dupla estrelou ‘Sou porque Somos’, que integrou dança, canto, poesia e dramatização. O encontro, que contou a presença de clubes de Porto Alegre, Bagé, Jaguarão, Montenegro e Gravataí, ainda contou com atividades durante o sábado. “Poder levar um pouco de nossa arte para dentro desses espaços negros e num evento negrejado, nos potencializa enquanto artistas e ativistas, pois nos percebemos uns nos outros”, destaca Sérgio.
Jaqueline ressalta que sempre fez parte de coletivos de clubes sociais negros, como a Sociedade Négo e, depois de tanto tempo sem encontros presenciais e a perda de pessoas importantes no período, poder reencontrar pessoas e reviver momentos e planejamentos é um momento de fortalecimento. “Este ano foi ainda mais especial, pois eu e o Sérgio, tivemos a oportunidade de levar nossa arte e vivenciar momentos únicos junto aqueles que carregam uma luta coletiva assim como nós. Coletivo de clubes sociais negros é resistência é pertencimento”, reforça Jaqueline.
Os dois artistas e produtores culturais seguem circulando pelo estado com cinco trabalhados durante os meses de outubro e novembro. Municípios como Alegrete, Picada Café, São Martinho da Serra, Santa Cruz e Venâncio Aires já estão na agenda, além de outros municípios gaúchos já confirmados. (Fonte: Sérgio Rosa)