Após o mês das crianças com mais de 3,6 mil pessoas na plateia de quatro espetáculos, a dupla de artistas venâncio-airenses Jaqueline Santos e Sérgio Rosa se preparam para encarar a turnê Negrejar, que vai acontecer durante o mês de novembro no Rio Grande do Sul.
“Quando se pensa a arte, as pessoas pessoas imaginam que ela acontece somente quando estamos no palco. Mas não, há todo um processo que antecede. Ficamos os últimos meses circulando, mas também construindo essa turnê, divulgando, fazendo contato e firmando parcerias com escolas, Sesc RS, Prefeituras e outras instituições”, destaca Rosa.
A turnê contará com apresentações dos espetáculos ‘Rainha Abayomi’, ‘Iya Dudu’, ‘Okan Ijó’ e a sensibilização para professores e gestores públicos ‘Novembro o Ano Inteiro’. Para a produtora cultural Jaqueline, o mês de novembro tem a mesma importância que os demais, porém, para ela, a diferença é que o mês demarca conquistas. “Na minha interpretação as principais são as reflexões que o mês de novembro nos traz e a importância que ele tem perante a sociedade. Se eu pudesse deixar uma reflexão neste mês de novembro para nossos munícipes seria… ‘Quem sou eu nesta luta antirracista?’ Circular com nossos espetáculos no mês de novembro nos empodera e nos coloca em um protagonismo ainda maior, porque para além do ativismo, a arte, que é o nosso trabalho, está fazendo com que o nosso novembro o ano inteiro escureça esse Rio Grande. É o propósito versus missão”, reforça Jaqueline.
Todos os trabalhos que serão levados para o palco de diferentes municípios trarão temáticas negras. Seja de forma mais ludica como o espetáculo ‘Rainha Abayomi’ para o público infantil; espetáculo com reflexões mais contundentes como ‘Okan Ijó’ e ‘Iya Dudu’, que falam diretamente sobre as consequências do racismo; ou trabalho com narrativas que buscam uma educação antirracista e que trabalha a desconstrução de consciência como a sensibilização ‘Novembro o Ano Inteiro’.
“A gente se coloca como Missionários da Palavra Preta, pois nosso propósito de fato é negregar, tornar as realidades sociais mais negras, escurecer o processo e os espaços. A arte tem esse poder transformador e nós a utilizamos como ferramenta de enfrentamento e conscientização, unindo forças entre educação e cultura, porque são essas duas áreas que tem a possibilidade do protagonismo no enfrentamento ao racismo nosso de cada dia. Estrutural, cruel e doloroso”, comenta Rosa.
Os artistas e ativistas negros, acreditando que durante o mês de novembro vão andar mais de 12 mil quilômetros somente em solo gaucho. A turnê Negrejar está programada para passar por municípios de diferentes regiões do Estado. Já estão confirmados Porto Alegre, Sapucaia, Triunfo, Derrubadas, Nova Petropolis, Mata, Vacaria, São Martinho do Sul, Cachoeira do Sul, Vale Real, Cruzeiro do Sul, Santa Cruz do Sul, Antônio Prado, Santana do Livramento, Alegrete e Venâncio Aires, onde inicia a turnê com apresentações dos espetáculos ‘Rainha Abayomi’ e ‘Iya Dudu’ para professores e estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke.
Jaqueline Santos, atriz que interpreta a Rainha Abayomi, espetáculo que estreou em 2023, não consegue ver o novembro para além do mês que demarca o 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares e dia que, inclusive, nasceu seu filho Ben, de 3 anos. “O meu trabalho e missão é por um novembro o ano inteiro, para que, quando realmente chegar o mês, a gente possa desfrutar de uma colheita que foi plantada com muita luta, muito suor, sucesso e alguns milhares de quilômetros. É muito importante que possamos celebrar as conquistas e avanços, mas para que isso aconteça é preciso que muitas sementes sejam plantadas durante o ano e essa semente se chama luta! Eu queria que fosse novembro o ano inteiro”, afirma Jaqueline.
Mesmo com muitos municípios já definidos e com mais de 20 apresentações já agendadas para o mês de novembro, a turnê Negrejar segue com datas disponíveis, dentro das possibilidades de logística. Os artistas pretendem contemplar mais de 5 mil pessoas durante esse mês. As instituições que tiverem interesse em contratar uma das apresentações, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @novembrooanointeiro.
Fonte: AI turnê Negrejar