Na terça-feira, 21, foi realizado o ato de assinatura do Termo de Cooperação de Enfrentamento ao Racismo, no município de Gramado. O evento aconteceu no auditório Araucária e, com a assinatura, o município se compromete a desenvolver ações e políticas públicas que visam enaltecer a comunidade negra de Gramado. Dois artistas venâncio-airenses estiveram presentes, a convite dos organizadores, o ator e ativista Sérgio Rosa e a produtora cultural Jaqueline Santos – Rosa foi um dos homenageados.
A iniciativa é da Prefeitura de Gramado em parceria com a Defensoria Pública do Estado, e terá como fiscalizador principal o coletivo negro Sankofa que atua no município. “Esse reconhecimento é muito importante para o trabalho que estamos desenvolvendo por aqui, pois nos mostra que estamos sendo observados e que esse trabalho, produzido por mim e pela Jaqueline, tem um valor racial e social de grande relevância e representatividade”, destacou Rosa.
Integração
O momento também foi importante para que os venâncio-airenses pudessem realizar conversas e articulações com outros agentes culturais e ativistas. Entre eles a deputada estadual Laura Sito (PT) e a secretária-adjunta de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Caroline Moreira. Em breve, Rosa e Jaqueline devem participar de uma reunião com Caroline em Porto Alegre.
“Participar deste momento histórico em Gramado foi a certeza de que toda semente plantada floresce. Muita conversa, muita articulação, muitos sonhos. Acompanho o trabalho do Sérgio a mais de 15 anos, e a escolha do nome dele para mim foi singular, de muito orgulho, emoção e, principalmente, motivação para seguir. Hoje faço parte efetiva dos seus projetos e lutas, somos uma dupla no enfrentamento diário ao racismo na base”, frisou Jaqueline.
A produtora cultural afirma que, como Gramado é uma das cidades turísticas mais importantes do Brasil, pode servir de exemplo para diversos municípios que ainda não tem uma política pública de enfrentamento ao racismo implantada.
Parcerias
A partir das conversas, parcerias futuras foram construídas. Agora, os dois artistas locais voltam novamente para seus trabalhos e seguem circulando com seus espetáculos. No sexta-feira, 24, Jaqueline estará em São Sepé, no Rio Grande do Sul, com o espetáculo solo Rainha Abayomi e na terça-feira, 28, Rosa e Jaqueline estarão em Sarandi, também no Rio Grande do Sul, Rosa com Iya Dudu.
*Com informações de Sérgio Rosa e Jaqueline Santos