As lembranças de quem passou pelo Monte das Tabocas

-

A infância é o período responsável pelas lembranças que um adulto mantém dos tempos de criança, e o local que guarda grande parte destas recordações, com certeza, é a escola. Lá se aprende a escrever e a ler, se firmam amizades que duram a vida toda e se cultiva o carinho com professores especiais. Nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, 26, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas comemora o seu centenário, e foram muitos os estudantes que passaram pelo educandário durante este tempo.

Um deles é o sócio-proprietário da Condusvale, Daniel Konzen, 47 anos. A história de Konzen com o Monte das Tabocas começou em 1981, no jardim de infância, ou pré, como é chamado hoje. Ele permaneceu na instituição de ensino até a última turma da época, a sexta série, quando tinha 12 anos. Depois da Escola Monte das Tabocas, Konzen foi para o antigo Colégio Nossa Senhora Aparecida, hoje Colégio Bom Jesus.

Uma das ‘heranças’ mais importantes que Konzen carrega do tempo de Monte das Tabocas são os amigos. Muitos ainda se reúnem até os dias de hoje, todas as semanas, praticamente. Rodrigo da Silva, Eduardo Lakus e Luciano Borges Lopes são alguns que o empresário mencionou durante a entrevista. Lopes, 47 anos, inclusive enfatiza que do tempo de escola, tem todas as boas memórias possíveis. Uma delas é a parede da esquina das ruas Tiradentes e Rufino Pereira, que estampa a logomarca da escola, na parte externa. Lá era o ‘ferrolho’ de muitas brincadeiras da turma. Depois do Monte, Lopes foi para a Escola Cônego Albino Juchem (CAJ), mas a amizade dos empresários continua até hoje.

Lembranças

Konzen lembra das comemorações do Dia do Gaúcho, no 20 de setembro, quando as crianças iam com suas vestimentas, e do envolvimento da família nas atividades da escola. “A disciplina dos alunos era bastante cobrada, formávamos fila e cantávamos o hino para entrar na sala”, recorda. As professoras também são parte importante da história de Konzen com a escola.

A professora Inês, do 1º ano, foi lembrada por ele, pois era muito querida e, até a pouco tempo, quando a encontrava na rua – hoje, Inês está em uma casa de idosos -, trocavam abraços. Além da professora, a ‘tia da merenda’, a Cida, também marcou Konzen. A disciplina preferida era Matemática, e a que não gostava muito era História. Atualmente, o empresário continua aprendendo e acompanhando as filhas, Marcela e Alice, de 14 anos, que estudam no Colégio Bom Jesus.

A banda da Escola Monte das Tabocas é uma boa lembrança para o empresário, que tocou tarol por três anos no grupo. “Era muito legal participar da banda. Na época, era um motivo de status, pois era concorrido para entrar, tínhamos que fazer testes para mostrar nossas condições de músico”, argumenta.

“A escola era literalmente uma extensão de casa, todos eram uma família e o acolhimento era caloroso.”
DANIEL KONZEN
Sócio-proprietário da Condusvale e ex-aluno da Escola Monte das Tabocas



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido