As propostas dos candidatos à Prefeitura de Mato Leitão para saúde, educação e infraestrutura e meio ambiente

-

Faltam seis dias para a realização de mais um pleito municipal, que elegerá prefeito e vice, além dos nove vereadores que irão compor o Legislativo entre 2025 e 2028. Para conhecer as ideias que os prefeituráveis têm nos planos de governo, a Folha de Mato Leitão convidou cada uma das chapas para apresentar as propostas que pretendem implementar nos próximos quatro anos, caso sejam eleitos no dia 6 de outubro.

Hoje, serão divulgadas as metas para os temas saúde, educação e infraestrutura e meio ambiente. Ao longo desta semana também serão apresentadas as propostas sobre desenvolvimento econômico, agricultura e cultura, esportes e turismo. Os planos de governo de todos os candidatos estão disponíveis para consulta no site Divulcand.

Arcênio Maldaner e Volnei Hochscheidt, do PP

Saúde

• Vamos ampliar o horário de vários profissionais: fisioterapeuta, ginecologista e dentista, estendendo o horário à tardinha. Também aumentar o espaço físico do posto de saúde de Santo Antônio, contemplando a farmácia, com o fornecimento de mais medicamentos. A saúde de Mato Leitão é boa, mas tem como evoluir e melhorar, com adesões a novos programas de prevenção, bem como aperfeiçoar os existentes. Também vamos investir na humanização e na redução do tempo de espera para diagnóstico e tratamento, além de melhorar o atendimento nos serviços já existentes.

Educação

• Temos preocupação especial com o turno integral, pois o estudante permanece muitas horas na escola. Alimentação escolar, saúde dos estudantes e capacitação continuada de professores e funcionários são metas. Garantimos também apoio financeiro ao transporte escolar para todos os estudantes das redes municipal e estadual, universitários e cursos profissionalizantes.

Infraestrutura e meio ambiente

• Apostaremos em infraestrutura urbana e rural, com sustentabilidade, gerenciando o equilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico, sem comprometer o meio ambiente e as futuras gerações. Vamos cuidar dos nossos recursos hídricos, melhorar a coleta seletiva de lixo, cuidar da erosão, incentivar a produção de energia limpa e buscar técnicas adequadas para produzir mais e melhor. É meta avançar pavimentando vias importantes do município, para melhorar o escoamento da produção. Em forma de mutirão, recuperaremos nossa malha viária.

Arly Stöhr Flecha (PDT) e Luciano Vargas (MDB)

Saúde

• Uma das principais metas é a ampliação da UBS Santo Antônio. Ações preventivas com as agentes de saúde, endemias, Vigilância Sanitária serão mantidas. Continuar com o diálogo com parlamentares e governos para captar verbas para manter serviços e melhorias. Funcionamento da UBS Central em três turnos e dois na UBS Santo Antônio com equipes completas, inclusive dentistas e farmácia. Ambulância de plantão, atendimento Samu, transporte de pacientes, ampliar o valor de participação em consultas, exames e procedimentos e convênios regionalizados são metas. Outra ideia é avaliar telemedicina para consultas, diagnósticos e exames.

Educação

• O foco é manter aquilo que já está dando certo e seguir aprimorando. Integração entre as redes de ensino e informatização das escolas serão mantidos. A ideia principal é avaliar a viabilidade de ampliação da Educação Infantil na Emef Santo Antônio, especialmente com creche no educandário. Oficinas de música e esporte serão mantidas nas escolas.

Infraestrutura e Meio Ambiente

• A regularização fundiária em loteamentos irregulares é meta. O trabalho foi iniciado na Vila Kroth, Canto dos Dresch e arredores do Loteamento Amizade. Outro projeto que seguirá é a construção e recuperação de passeio público. Pavimentação de ruas centrais, anteriores à nova legislação que disciplina os loteamentos urbanos, é objetivo. Para o meio ambiente a intenção é ampliar a coleta seletiva nos distritos. Campanhas de combate a pragas e insetos serão mantidas e melhoradas. Políticas de preservação de fontes naturais, reflorestamento e políticas de conscientização ambiental receberão atenção.

Leonardo Alves e Joacir Mai, do Republicanos

Saúde

  • Ampliação do posto de saúde de Santo Antônio com farmácia básica
  • Atendimento pediátrico e ginecológico na UBS Santo Antônio
  • Ampliação dos horários de atendimento odontológico
  • Novos convênios com especialistas em traumatologia, neurologia e psiquiatria e outros
  • Criação de programas para promover a saúde mental em todas as idades

Educação

  • Através de materiais extracurriculares, promover na escola ensino sobre finanças básicas, noções de política e noções de cidadania
  • Atenção total às crianças e jovens com necessidades especiais, promovendo formações continuadas aos professores e funcionários para que estejam preparados para atender essa demanda
  • Manter e ampliar o acesso de alunos a profissionais qualificados na questão de saúde mental, como psicólogos e psicopedagogos

Infraestrutura e meio ambiente

  • Criar o plano municipal de manutenção de estradas do interior
  • Buscar recursos para viabilizar o asfaltamento da estrada que liga Santo Antônio a RSC-453
  • Limpeza e conservação das paradas de ônibus, praças e academias ao ar livre
  • Programa para a compra e instalação de lixeiras com separação de lixo reciclável e orgânico
  • Revitalização da iluminação pública, com investimentos em lâmpadas de LED

Pereira e Cleberton, do PL

Saúde

Pereira e Cleberton irão fortalecer o atendimento básico de saúde, com foco na ampliação de equipes de saúde da família, garantindo atendimento de qualidade para a população. Propõem também parcerias com clínicas e hospitais para reduzir filas e tempo de espera, além de investimentos em prevenção e campanhas de saúde, assegurando medicamentos essenciais e suporte contínuo à saúde mental. Pretendem implantar também a telemedicina, onde o cidadão não precisará se deslocar para outro município para consultas.

Educação

A educação é prioridade. A proposta inclui a valorização dos professores com capacitação contínua e melhores condições de trabalho. Pretendem aumentar o acesso à Educação Infantil, garantindo vagas em creches. Além disso, planejam integrar a tecnologia no Ensino Fundamental e Médio, promovendo parcerias com instituições para oferecer ensino técnico voltado ao mercado de trabalho.

Infraestrutura e Meio Ambiente

Comprometidos com a modernização urbana, planejam a revitalização da rua principal para fomentar o comércio e melhorar a mobilidade. Propostas incluem asfaltamento e melhorias em estradas rurais. No meio ambiente, destacam-se projetos de reflorestamento.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido