Se o tempo colaborar – o que não aconteceu no fim do ano passado e também em boa parte deste ano -, a pavimentação asfáltica que liga Linha Bela Vista e Linha Hansel deve ser concluída no mês de novembro. A maior parte dos 5,4 quilômetros está pronta e a Conpasul, empresa responsável pela execução, trabalha para finalizar a obra.
O asfaltamento da Estrada Velha é uma antiga reivindicação dos moradores e foi tirada do papel na atual Administração. As obras também ajudarão a encurtar o percurso e a desafogar o trânsito de quem segue em direção a Santa Cruz do Sul ou faz o caminho inverso.
Segundo a secretária do Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, que acumula as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e de Segurança, cerca de 70% da obra está concluída. Os trabalhos de terraplenagem, microdrenagem e pavimentação iniciaram em janeiro de 2023 e têm um custo estimado de R$ 13 milhões. Fora estes serviços, o orçamento também prevê toda a sinalização da via.
Nesta semana, máquinas e homens trabalham na região de Linha Hansel. Por isso, há trechos parcial e totalmente interrompidos e a orientação é para que os motoristas tenham atenção. Dos 5,4 quilômetros de pavimentação, o projeto prevê que em 4,7 quilômetros haverá uma ciclovia e caminhódromo no lado direito, no sentido cidade/RSC-287.