A Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) emitiu nota oficial, na noite desta terça-feira, dia 29 de novembro, para informar as eliminações das equipes do Estudiantes, de Lajeado, e do 7 de Setembro, de Capitão, que fizeram a decisão da categoria titulares do Regional deste ano.
Além das eliminações, a Aslivata comunicou que não haverá campeão e vice na competição de 2022. Os times foram eliminados pela invasão das duas torcidas na partida decisiva, que foi disputada em Capitão, no domingo, 27. Aos 32 minutos da etapa final, a arbitragem deu o duelo por encerrado.
Isso aconteceu logo depois do segundo gol do 7 de Setembro, que determinou o 2 a 1 no marcador, resultado que garantia o título para a equipe de Capitão, já que o primeiro duelo havia terminado empatado. No entanto, a Aslivata analisou o regulamento da competição e decidiu pelas eliminações.
A diretoria do Esporte Clube Palanque, de Venâncio Aires, foi duplamente surpreendida com a nota da Aslivata. Após a repercussão dos problemas ocorridos em Capitão, a expectativa era de que, se os finalistas fossem eliminados – o que acabou se confirmando -, o time da Capital Nacional do Chimarrão seria declarado campeão, já que encerrou a competição em terceiro lugar.
“Para ser sincero, achei que as equipes não seriam eliminadas, mas já que isso aconteceu, temos chances de pleitear o título. Ficamos na terceira colocação e não temos a ver com a bagunça protagonizada pelas outras duas equipes. Seríamos os campeões e o Brasil de Marques de Souza ficaria com o vice. Se houver algo no regulamento, vamos em busca”, afirmou o presidente do Palanque, Adriano Mees.