No próximo fim de semana – sábado, 22, e domingo, 23 -, a Igreja Assembleia de Deus de Venâncio Aires promove a segunda edição do Congresso de Música. O evento ocorre na sede da igreja, localizada na rua Emílio Selbach, número 615, tem entrada gratuita e é aberto a toda a comunidade. São esperados 150 instrumentistas de três orquestras. A Assembleia de Deus da Capital do Chimarrão é a anfitriã.
O congresso terá as apresentações das orquestras Arautos do Senhor, de Caxias do Sul, no sábado, 22, e Filarmônica de Estância Velha, no domingo, 23. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Venâncio Aires é presidida pelo pastor Claudio Lucas Machado, e o evento será desenvolvido pelo departamento de música da igreja, coordenado pelo maestro Davi da Silveira. A Orquestra da Assembleia de Deus conta, atualmente, com quase 50 músicos – foi fundada em 2022. “Esperamos um público maior do que compareceu no ano passado, pois esse é um evento muito aguardado por membros da igreja e moradores da cidade”, afirma o maestro.
“A expectativa é que tenhamos um encontro de orquestras cheio do Espírito Santo, onde possamos unir o som dos instrumentos com a adoração a Deus. Estamos vivendo dias tristes e turbulentos e precisamos estar cada vez mais em contato com Ele. Tenho certeza que será um lindo congresso, pois os músicos estão se preparando e ensaiando para fazer o melhor.”
DAVI DA SILVEIRA
Maestro
Saiba mais
- Em Venâncio Aires, a Igreja Assembleia de Deus proporciona aulas de música gratuitas há mais de 15 anos, ministradas voluntariamente pelo maestro Davi da Silveira. O projeto social e cultural da música dentro da igreja começou pequeno, com grupos de flautas doces de crianças e, ao longo dos anos, foi sendo aperfeiçoado com a chegada de outros instrumentos.
- Atualmente, a orquestra da igreja tem ampla variedade de instrumentos de metais como trompetes, trombones e tuba. Conta também com o naipe de cordas com violinos e violoncelo e instrumentos da família das palhetas, com saxofone e clarinetes.
- Está à disposição ainda toda a parte de base de teclado, baixo, bateria e vocal. Todos os músicos são voluntários e tocam com seus próprios instrumentos. No ano passado foi realizado, no mês de maio, o 1º Congresso de Música, com apresentações de orquestras convidadas e músicos locais.