O deputado estadual Airton Artus participou da solenidade que marcou a instalação da Comissão Especial para Analisar a Equidade nos Serviços Hospitalares no Estado. O ato aconteceu nesta quarta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Esta comissão foi formada pelo deputado estadual Cláudio Tatsch, que faz parte, ao lado do parlamentar por Venâncio Aires, do programa que virou lei, Pró-Hospitais.
Airton Artus e mais 10 parlamentares participam do colegiado que traçará um diagnóstico dos prejuízos deixados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas 247 instituições hospitalares gaúchas classificadas como públicas ou filantrópicas.
“Convidei o Airton Artus por ser um médico e porque traz toda a experiência necessária para colaborar com esta comissão. Estamos falando de hospitais que garantem a saúde de milhões de gaúchos, mas que têm sido desrespeitadas por um sistema de financiamento que há muito tempo não reflete os custos reais dos serviços prestados”, destacou Tatsch.
A tabela SUS, hoje remunera, em média, apenas 60% dos custos dos procedimentos, obrigando os hospitais a buscarem alternativas para cobrir os déficits e fazendo que os próprios Municípios e a União tenham que bancar os custos. A última revisão ampla dos valores na tabela de procedimentos do SUS foi há mais de 10 anos.
Outra forma que as casas de saúde têm utilizado para amenizar os prejuízos causados pelo SUS é a busca pelo apoio financeiro da iniciativa privada. Já o Governo do Estado tem concedido incentivos aos hospitais como forma de reduzir os déficits deixados pelo SUS, especialmente nos programas Assistir e Avançar.
O deputado Airton já destacou várias vezes que o SUS é um dos melhores planos de saúde do mundo e o objetivo da comissão não é ir contra esse tão importante sistema público de saúde. Artus acrescenta que o trabalho da comissão vai ser muito importante para que se tenha uma ideia, não só da defasagem do SUS, mas também da necessidade de uma recuperação, um equilíbrio dos hospitais no que diz respeito a receitas e despesas.
“Para mim foi importante poder participar dessa comissão, porque o deputado Tatsch me escalou para fazer avaliação com um ‘olhar médico’, já que eu ainda continuo atuando na profissão e também pela relação que tenho com vários hospitais do Estado, mas especialmente aqui na nossa região no Vale do Rio Pardo e Taquari”, pontua Artus.
Fonte: AI Assembleia Legislativa do RS