A cultura na Capital Nacional do Chimarrão terá um reforço importante que promete ter início em abril. É a Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires. O propósito, segundo a presidente, Melina Ellwanger, é atender neste espaço as crianças carentes com atividades culturais como ballet, música, costura, teatro e todos os tipos de dança. De início, a associação vai oferecer aulas de ballet e biodança, até conseguir parceiros para as demais atividades culturais.
Para a seleção de crianças, que deve começar em abril, Melina explica que a intenção é chegar aos públicos mais vulneráveis, por isso, um dos requisitos será ter registro no Cadastro Único (CadÚnico). Outra exigência será comprovar a matrícula da criança em alguma escola e ter boas notas, já que o espaço também vai funcionar como um turno oposto. A instituição, sem fins lucrativos, pretende, além de atender estas crianças, conseguir levá-las também para testes, competições e festivais. Parcerias para atender jovens de ONGs e outras instituições de Venâncio Aires também estão em andamento. Uma delas é a torcida organizada Fiel Tribo Guarani.
A ideia da associação, de acordo com Melina, foi dada por um amigo, já que a escola de ballet da qual é proprietária – e que será a sede física da associação, por enquanto – a Pontinha dos Pés, já atende bolsistas, com a cedência de uniformes, aulas e roupas de apresentação. “A ideia é sermos uma sede cultural referência na região”, afirma. Compondo também os serviços da associação, o intuito é oferecer, além dos professores em cada área, profissionais como nutricionista e psicólogo.
Em recursos, atualmente, a associação conta com um apoio financeiro de uma empresa privada e, além disso, estão para receber R$ 35 mil de uma emenda impositiva do vereador Benildo Soares (Republicanos), para que a associação possa ter início efetivo e começar a investir, principalmente, no pagamento de profissionais envolvidos e na compra de uniformes. Nos planos futuros, está o desejo da associação ter uma sede própria. “Para isso, precisamos de apoio suficiente para começar a ter a infraestrutura. Nossos sonhos são ambiciosos”, complementa.
Estatuto
Melina destaca que a associação nasceu com dois anos de existência, já que assumiu o CNPJ de uma entidade que estava inativa no município, o Centro Ocupacional dos Deficientes Visuais de Venâncio Aires (Codeva), criado em 2020. “Como tínhamos ideias semelhantes e pretendemos também trazer a inclusão para a área cultural, assumimos o CNPJ e mudamos o nome e o estatuto para seguir os trabalhos”, justifica. Segundo ela, a legislação determina que, para que uma associação comece a receber recursos, precisa ter, pelo menos, um ano de existência. Então, o processo de assumir o antigo Codeva facilitou a criação da associação cultural, que ‘nasceu’ oficialmente no dia 17 de setembro de 2022, quando ocorreu a eleição da diretoria, composta por 11 pessoas.
“Queremos profissionalizar a cultura e a arte, mostrar que as pessoas podem viver disso. A associação será o espaço em que todos vão encontrar pessoas qualificadas e com conhecimento cultural para buscar auxílio.”
MELINA ELLWANGER
Presidente da Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires
Diretoria
• Presidente: Melina Ellwanger
• Vice-presidente: Robson Parabôa
• Secretária: Patrícia Ferreira
• Tesoureiro: Rafael Henrique dos Santos
• Secretária e segunda tesoureira: Mônica Ellwanger Gelsdorf
• Fiscal: Luce Carmen Mayer, Rosimere Pires e Lirane Brixius
• Fiscal suplente: Leticia Luiza Lanius, Dannathan Rafael Soares e Daina Keller
Apoio e doações
• Empresas ou pessoas físicas que desejam contribuir com a Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires, podem entrar em contato com a presidente Melina Ellwanger pelo telefone/WhatsApp (51) 99755-3442.
Festival de dança
• Outro objetivo da diretoria da associação é retomar o Festival de Dança de Venâncio Aires, evento que era promovido anualmente e, há cerca de 15 anos, não é realizado. De acordo com Melina, o evento pode ocorrer novamente este ano, no mês de maio, durante a programação de aniversário de Venâncio Aires, e vai abranger estilos das mais diversas danças, como hip-hop, jazz, ballet e danças tradicionalistas.