Marca traz as cores da bandeira do Rio Grande do Sul (Reprodução)
Marca traz as cores da bandeira do Rio Grande do Sul (Reprodução)

A Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão, entidade criada em novembro de 2021, passa a contar com uma identidade visual própria. Além de representar a entidade, a marca gráfica sintetiza a união e o amor das soberanas pela Fenachim e também pela comunidade venâncio-airense.
Com o slogan ‘De cuia, coroa e coração’, o logotipo traz a identificação das ‘Soberanas em Ação’, nome instituído para as campanhas sociais que as soberanas realizavam antes mesmo da associação ser oficialmente fundada.
A marca foi criada pela publicitária Bárbara Teixeira, do estúdio criativo Amarelo Magenta, de Venâncio Aires. A profissional idealizou e captou a essência e os objetivos da associação, que já conta com 25 sócias, entre rainhas e princesas de todas as edições da Fenachim.
A identidade visual vai ilustrar ações e produtos que serão promovidos e lançados a partir de agora, como uma camiseta personalizada para as sócias e também a campanha ‘Páscoa Solidária’, que será apresentada na segunda-feira, 4, e mais uma vez beneficiará crianças e adolescentes que participam de entidades e projetos sociais do município.

Conforme a presidente da associação, a psicóloga Fernanda Landim, desde que foi constituída, a associação vem se movimentando para a sua formalização. “Até o momento, já estamos com o estatuto social registrado e em andamento para o CNPJ. Paralelo às questões burocráticas, lançamos o nosso logotipo, que considero uma peça importante na construção da identidade da associação e traz toda a representatividade das soberanas”, destaca Fernanda, que foi princesa da 11ª Fenachim.

“Este logotipo traduz o amor que circunda entre todas nós, neste lugar tão especial que ocupamos na história do município.”
FERNANDA LANDIM – Presidente da associação

INSPIRAÇÃO
Tendo como elementos norteadores a bandeira gaúcha, o chimarrão, a coroa e o coração, a publicitária buscou transmitir um reinado de solidariedade, tendo o amor como principal inspiração. “Amor pela festa, pela tradição gaúcha, pelo bom mate, por fazer o bem”, explica Bárbara. Segundo ela, fazer essa marca de forma solidária “também é uma forma de contribuir com essa simbologia da festa, que é tão especial: das soberanas e a relação delas com as pessoas.”

A entidade – A associação foi criada em 28 de novembro de 2021, data que também marcou a eleição e posse da primeira diretoria-executiva.