Está programada para este sábado, 8, a partir das 7h30min a primeira oficina de galinhada promovida pela Associação de Moradores do Loteamento Primavera (Tabalar), no bairro Universitário. A atividade gratuita, na sede da associação, conta com 10 inscritos e será ministrada por Sidnei Fonseca, o Boia. A oficina faz parte do projeto ‘Galinhada: patrimônio cultural de Venâncio’, que recebeu R$ 10 mil da lei federal Aldir Blanc. Posteriormente, o prato será servido para a comunidade, que poderá adquirir as fichas no local.
“A galinhada é uma das nossas fontes de renda e já é tradicional na associação”, destaca o presidente Elídio da Costa. Durante a oficina, será ensinada toda a forma de preparar o prato típico da Capital do Chimarrão. Na sequência, será disponibilizado um conteúdo audiovisual nas redes sociais da entidade com a receita e a forma de preparar, que também será apresentado em três escolas nos próximos meses. “20% do que for arrecadado será doado para famílias carentes”, completa a tesoureira, Rozeleia da Silva.
A oficina é completada no dia 8 de março, quando ocorre jantar na sede preparado pelos participantes, com direito a homenagens.