Os últimos dias foram de movimentação na Associação Négo Football Club, entidade de Venâncio Aires ligada ao Carnaval, cultura e esporte. Com a não participação da Acadêmicos do Samba Négo no Carnaval de 2025 e a promessa de uma reestruturação para retorno em 2026, mudanças internas na diretora executiva foram feitas. O presidente Flávio Fernando dos Santos Fagundes deixou a liderança da associação, e a presidente agora é Maria Elisete Ferreira. O vice-presidente passa a ser Cláudio Jung.
Jung afirma que foi formado uma espécie de “grupo de guardiões”, e esse movimento se mostrou oposto a decisões da antiga diretoria, como a desativação do quadro de sócios. Com reuniões já feitas, o grupo começa agora a articular e planejar uma assembleia extraordinária para reativação do quadro de sócios e Conselho Fiscal, que tem como presidente Isabel Landim, filha do fundador da entidade, João Generoso dos Santos.
Além de articulações internas, movimentos externos também foram iniciados. Na quinta-feira, 27 de março, uma comissão formada por Isabel Landim, Loni Lopes, Viviane Lopes, Jaqueline Santos e Eloi Landim esteve na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, para visitas aos gabinetes dos deputados estaduais Bruna Rodrigues (PCdoB), Airton Artus (PDT), Matheus Gomes (PSol) e Laura Sito (PT).
“As visitas foram feitas em busca de parcerias sólidas e de credibilidade, que tragam a possibilidade da concretização de objetivos, projetos de grande magnitude, que precisam de olhar diferenciado”, destaca Isabel. A representante enfatiza a necessidade da associação se envolver com parlamentares preocupados com a pauta racial. “É preciso trilhar o caminho para chegar até eles [parlamentares]. É fundamental que haja conexão com representantes da população negra e que seja conversado sobre essa realidade”, diz.
A presidente do Conselho Fiscal ressalta que a Associação Négo não deve ser resumida a eventos sociais festivos, pois a entidade se preocupa com a saúde, educação, cultura, inclusão e visibilidade, e tem muito a oferecer e aprender. “Se deseja a existência de um legado por, pelo menos, mais 90 anos, e por isso é necessário um suporte maior”, afirma. A Associação Négo completará 90 anos de fundação em 29 de junho.
O encerramento das atividades foi em Santa Cruz do Sul, no pré-lançamento do 11° Encontro de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul, coletivo que o Négo voltará a compor junto com outros clubes negros do estado.
Visita de deputada na Associação Négo
No sábado, 29 de março, Jung, acompanhado de um grupo de associados, recebeu a deputada federal suplente, Reginete Bispo (PT), para construir futuras possibilidades de benefício para a entidade, de forma coletiva e articulada com todos os setores. O vice-presidente destaca que a visita foi articulada pela sócia Jaqueline Santos.
“A deputada é uma militante das causas raciais e representante no Congresso Nacional. O encontro foi marcante, foi explicada a situação do clube que representa Venâncio Aires e completa 90 anos em 2025”, compartilha. A deputada suplente também conheceu a estrutura da instituição. Em 2024, Reginete havia destinado uma emenda de R$ 100 mil para o Négo, no entanto, por questões burocráticas internas, o valor não foi acessado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Négo