Completar meio século à frente de um negócio é um feito para poucos. Há exatos 50 anos, em 14 de março de 1973, Asuir João Silberschlag, 77 anos, iniciava sua trajetória na Folha do Mate, empresa que tinha apenas cinco meses de fundação.
Asuir recorda todos os anos do seu primeiro dia de trabalho na empresa, inclusive, faz questão de destacar o 14 de março em seus discursos, entrevistas e postagens em redes sociais. Para marcar essa data, a edição impressa de hoje abre espaço para homenagear e registrar esse meio século de trabalho e dedicação ao jornal de Venâncio Aires.
Asuir começou a trabalhar como vendedor de assinaturas, e no ano de 1977 se tornou sócio-proprietário e em 1983 assumiu toda a empresa. Nas décadas à frente da Folha, Asuir trabalhou em diversos setores da empresa, menos a redação. Foram mais de 30 anos de atividades na empresa e, desde 2004 não trabalha diretamente no jornal, mas acompanha as principais decisões e projetos da empresa, entre eles, a aquisição da Rádio Terra FM, em 2018, um sonho antigo do administrador.
Hoje, aposentado, Silberschlag curte a vida ao lado dos filhos e netos e tem como local favorito a chácara em Linha Grão-Pará, onde coleciona momentos ao lado da família e amigos. Casado com Milita e pai de Solange, Sandra e Ricardo, foi o filho caçula que garantiu a transição familiar. Para Ricardo, a data de hoje é marcante e especial. “São poucas as pessoas que conseguem trabalhar em todas as áreas de uma empresa, fortalecer ela e fazer a sucessão de um negócio familiar”, destaca o diretor administrativo da Folha do Mate e Terra FM.
Para o filho de Asuir, a data de hoje evidencia mais do que um empresário, mas um homem que sempre esteve atento às transformações da comunicação. “Hoje ele segue participando do negócio como um conselheiro. A capacidade dele de acompanhar as mudanças que têm acontecido na comunicação nos orgulha muito, não só eu, mas toda a nossa família.”
“É único isso. Poucas pessoas conseguem construir toda essa história, começando como funcionário e depois ir galgando, melhorando e investindo seu tempo e conhecimento para manter um negócio por tanto tempo. É um orgulho para todos nós.”
RICARDO SILBERSCHLAG – Filho de Asuir e diretor Administrativo da Folha do Mate
Desafios e conquistas
O sobrinho de Asuir, Sérgio Klafke, que é diretor de Conteúdo da Folha do Mate e sócio desde 1983, destaca que a história de Asuir é integrada à própria história do jornal. “Ele está na empresa quase desde o início, primeiro como funcionário, depois foi galgando posições até ser dono do jornal, uma empresa que teve dificuldades, teve grandes avanços e hoje se constitui no principal grupo de comunicação de Venâncio, com o jornal impresso Folha do Mate, plataformas digitais e a rádio Terra FM, incorporada ao grupo em 2018, alcançando um objetivo traçado na década de 80, de ter um canal de rádio junto com o jornal”, relembra Klafke, que também completa 50 anos de Folha do Mate, no mês de julho.
“Como comecei a trabalhar na Folha do Mate alguns meses depois, em julho, pelas mãos do Asuir, sou testemunha desta trajetória de muito trabalho, dedicação e visão dele, e sou grato a ele pela oportunidade de construir junto esta história.”
SÉRGIO KLAFKE – Sobrinho de Asuir e diretor de Conteúdo da Folha do Mate