Iniciaram na última terça-feira, 25, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Mato Leitão. Neste ano, 71 estudantes das turmas de 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua e do Colégio Estadual Poncho Verde estão envolvidos nas ações.
O término dos encontros está previsto para setembro e neste ano há uma novidade: as aulas serão ministradas pela soldado da Brigada Militar (BM) de Venâncio Aires, Eliana Hertz. Segundo a policial militar, que atua na BM há três anos, dois destes como instrutora, a recepção de toda a comunidade escolar foi muito boa.
“Me senti muito bem acolhida e acredito que vai ser um trabalho incrível. Que vai ser possível conscientizar os alunos de que temos que fazer escolhas seguras e responsáveis, principalmente pelo interesse e participação deles nas aulas e atividades, já demonstrado no primeiro dia”, avalia.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Silberschlag, ressalta que o Proerd é uma oportunidade potente de aprendizado e é sempre um projeto muito esperado pelos alunos. “Acreditamos na proposta do programa porque possibilita diálogo sobre muitas questões que fazem parte do dia a dia das crianças e dos adolescentes, envolvendo também a família no processo”, compartilha.
A professora reforça que é necessário conversar com os estudantes e com os filhos, no caso das famílias, sobre escolhas seguras e consequência das decisões tomadas. “É nosso papel prepará-los para a vida. E o Proerd vem ao encontro disso”, salienta. Neste ano, participam do programa 23 alunos da Escola Ireno Bohn, 30 estudantes da Emef Santo Antônio de Pádua, divididos em duas turmas, e 18 alunos do Colégio Poncho Verde.