Após bater na trave na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) Sub-19, o venâncio-airense Thomas Endler subiu no lugar mais alto do pódio nesta semana. O atleta, de 16 anos, venceu a segunda etapa do torneio, realizada em Brasília, no Distrito Federal, ao lado de Arthur, ao bater a dupla Erick e Rafael, da Paraíba, de virada, por 2 sets a 1.
Natural da Capital do Chimarrão, Thomas representa o estado de Santa Catarina nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Atualmente, reside em Balneário Camboriú, Santa Catarina, junto de Arthur e outros atletas. Segundo Thomas, a vitória foi com sentimento de revanche, por ter perdido a final na etapa anterior – realizada em Navegantes, Santa Catarina. “Vencemos a dupla campeã [Carlos e Júnior, de Alagoas] nas quartas e, com isso, abrimos boa vantagem no ranking da temporada”, destaca o jovem.
O atleta, de 1,92 metro, afirma que esta etapa mostra a evolução da dupla em vários aspectos, reflexo do treinamento em conjunto realizado nos últimos meses. Arthur mora junto de Thomas em Balneário Camboriú e os treinamentos ocorrem todos os dias, pela manhã, na praia do Estaleirinho. O próximo desafio será o Estadual Sub-19, projetado para o início de maio. “Nossa expectativa é vencer. Estamos em uma crescente e vencemos o último Estadual”, relembra.

O calendário da CBV ainda não prevê as datas das próximas etapas do Brasileiro Sub-21 e Sub-19, que devem ocorrer nos próximos meses.
Em Santa Catarina
Thomas representa Santa Catarina pela oportunidade de apoio e desenvolvimento do esporte, com campeonatos estaduais de base mais organizados e consolidados no estado, o jovem aproveitou a chance após a convocação para a Seleção Brasileira de base, no ano passado. “É a realidade em que busquei ter mais futuro. Aqui ganho mais apoio e consigo lidar melhor com os campeonatos e evoluir mais”, completa.
“A emoção de conquistar o título, de virada, e em cima de uma dupla que já tinha sido bicampeã do Sub-19 ano passado foi muito gratificante e emocionante.”
THOMAS ENDLER
Atleta
Thomas Mathias Endler tem 16 anos e é filho de Paulo e Hilário (pai de criação) e de Louvane Frey. O atleta tem outros três irmãos: Eduarda, Gabriel e Pedro.
Campanha na segunda etapa do vôlei de praia
• Fase de grupos
Thomas/Arthur 2×0 Mateus/Gabriel (29×27 e 21×13)
Thomas/Arthur 2×1 Erick/Rafael (21×14, 19×21 e 19×17)
• Quartas de final
Thomas/Arthur 2×0 Carlos e Junior (21×16 e 21×16)
• Semifinal
Thomas/Arthur 2×0 Gabriel/Leonardo (21×13 e 22×20)
• Final
Thomas/Arthur 2 a 1 Erick e Rafael (19×21, 21×19 e 15×10)